AMVAT

 - Notícias

Roteiro Caminhos Trentinos é apresentado aos prefeitos da Amvat

Voltar 07/06/2019
Assembleia mensal da associação reuniu prefeitos em Encantado
O projeto de um novo roteiro turístico foi apresentado aos prefeitos da região na assembleia geral ordinária da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), realizada na tarde desta sexta-feira (07.06), na Prefeitura de Encantado. “Um turismo pelas colônias italianas do Vale do Taquari e da Serra Gaúcha” é a proposta, elaborada pela Amturvales e cujas rotas serão escolhidas de acordo com as produtividades sazonais e festividades de datas comemorativas, como aniversários dos municípios, festivais de corais de cantorias italianas, festa dos padroeiros das igrejas e romarias.  O objetivo é proporcionar o “turismo de experiência”, quando os turistas praticarão as colheitas, trato com animais, como ordenha, e participarão das rotinas das famílias, podendo se estimular a hotelaria familiar. 
Municípios como Roca Sales, Muçum e outros da região alta estão envolvidos. “Precisamos nos unir e fazer projetos em nível regional”, enfatizou o prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana. O deputado federal Nereu Crispim (PSL), que participou da assembleia, manifestou seu apoio ao projeto, colocando-se à disposição para buscar uma agenda com o ministro do Turismo na região, para um encontro com os prefeitos e lideranças. “Queremos atuar em todos os níveis possíveis para conseguir o projeto para a região”, afirmou o parlamentar. “Nossa entidade é parceira de todas as ações que tragam desenvolvimento para o Vale do Taquari. Colocamos a Amvat à disposição”, assinalou o presidente da associação, prefeito de Teutônia Jonatan Brönstrup. Os 20 prefeitos presentes aprovaram o projeto, para o qual será buscado agora apoio dos governos federal e estadual em iniciativas que precisam ser implementadas como, por exemplo, a criação do roteiro por lei estadual. 
Também participou da assembleia o diretor administrativo do Sindifisco/RS, Paulo Kronbauer, que convidou os municípios a participarem do Prêmio Gestor Público 2019, cujas inscrições se encerram no próximo dia 28 de junho. Nesta edição, o Prêmio Gestor Público destaca o tema Meio Ambiente: gestão consciente, município sustentável. O Prêmio objetiva reconhecer, publicamente, ações desenvolvidas pela Administração Pública Municipal do Rio Grande do Sul, que atinjam resultados positivos para as comunidades onde se efetivam, incentivando, assim, a melhoria da gestão pública, bem como seus gestores em adotar iniciativas inovadoras, criativas e que atendam à metodologia de projetos. 
Na assembleia ó presidente Jonatan Brönstrup reforçou o convite para que os prefeitos participem da reunião no Procon/RS, no próximo dia 13, para discutir a situação das telecomunicações na região. Foram convidadas as principais operadoras que atuam no Vale e cada município deverá levar suas demandas às empresas, as quais serão entregue no encontro. 

Agenda de atividades

18/06

Reunião dos Dirigentes de Cultura do Vale, 13h30m...

...

...

...

Agenda Completa

18/06/2019

Reunião dos Dirigentes de Cultura do Vale, 13h30min, na Amvat