Nova proposta de regionalização do saneamento é apresentada em assembleia da Amvat

Nova proposta de regionalização do saneamento é apresentada em assembleia da Amvat

A nova proposta da Assembleia Legislativa, sobre a regionalização do saneamento básico, foi apresentada aos prefeitos da região em reunião virtual da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). 

A reunião ocorreu na tarde desta terça-feira (24.08), sob a coordenação do presidente Paulo Kohlrausch. A nova proposta  substituiria os projetos do Governo do Estado que tramitam na AL, e tem como premissas, conforme destacou o presidente, proporcionar maior autonomia aos municípios, governança regionalizada em simetria com as 25 sub-bacias hidrográficas do RS; integração entre as diferentes unidades regionais de saneamento básico; prestação do serviço regionalizada e adaptada à realidade e necessidades dos municípios.

Em relação aos projetos encaminhados pelo Governo à Assembleia Legislativa, a nova proposta cria duas Unidades Regionais Básicas de Saneamento (URBS) ao invés de quatro; a prestação de serviço passa a ser de acordo com a decisão da unidade interfederativa e não macrorregional; a unidade interfederativa passa a ter a participação das bacias hidrográficas, sendo dividida em 30% para o Estado, 20% para
as  bacias e 50% aos municípios, que passam a ter maior autonomia.  

De acordo com o prefeito de Taquari, André Brito, que acompanha as discussões também junto à Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) a questão principal é o Marco Regulatório do Saneamento, que exige que até 2033 os municípios tenham 90 % de cobertura do saneamento. Segundo ele, os municípios querem saber ainda qual será sua parcela com a privatização da Corsan e o custo da tarifa do saneamento básico, por exemplo. Conforme Brito, é aguardado um posicionamento do Governo do Estado sobre a nova proposição da Assembleia Legislativa. Brito e o prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, vão seguir acompanhando as discussões pela Amvat.  


RELACIONADOS

Leia também

Presidente da Amvat cobra celeridade na liberação de recursos

por Amvat
Presidente da Amvat cobra celeridade na liberação de recursos
Compartilhe
Jarbas da Rosa defende transferência de Fundo a Fundo a atingidos pela enchente...
Leia mais

Pouso Novo completa hoje 36 anos de emancipação

por Amvat
Pouso Novo completa hoje 36 anos de emancipação
Compartilhe
Município, que integra a Amvat, foi emancipado em 29 de abril de 1988...
Leia mais