Lajeado comemora 132 anos de emancipação

Lajeado comemora 132 anos de emancipação

A cidade polo do Vale do Taquari contribui decisivamente para o crescimento da região

Lajeado é a maior cidade do Vale do Taquari
Lajeado é a maior cidade do Vale do Taquari

 

A cidade polo do Vale do Taquari está completando hoje – 26 de janeiro -  132 anos de história e desenvolvimento. Com uma economia diversificada e um orçamento de mais de R$ 500 milhões, Lajeado impulsiona e contribui de forma decisiva para o crescimento da região.  A população, de acordo com resultado parcial do censo do IBGE, é de 97.432 habitantes.  

A primeira denominação de Lajeado foi Fazenda dos Conventos. Em 1853 o agrimensor alemão Carl Ernst Mützel, o "Brummer", mediu as terras de Conventos compradas pela Companhia Batista Fialho e dividiu a fazenda em lotes para serem vendidos aos colonos alemães e descendentes, sendo que os primeiros estabeleceram-se a partir de 1854. Os italianos vieram para a freguesia de Lajeado em 1882, colonizando Encantado.

Em 20 de março de 1855, o fundador da cidade, Antônio Fialho de Vargas, fundou a Colônia dos Conventos. Em 1862, deu início ao povoamento de Lajeado com a construção do Engenho. Em 1875, Lajeado foi elevado à categoria de sede distrital. Em 1881, foi elevada à categoria de Freguesia e em 1891, desmembrou-se do município de Estrela, do qual era segundo distrito desde 1882. Em 26 de janeiro de 1891, foi criado o município de Lajeado, tendo como sede a vila do mesmo nome, situada à margem direita do Rio Taquari. A instalação oficial ocorreu no dia 25 de fevereiro do mesmo ano, com a posse do presidente nomeado da Junta Municipal, sendo o primeiro administrador de Lajeado, Frederico Henrique Jaeger.

De Lajeado originaram-se os municípios de Guaporé, Encantado, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Boqueirão do Leão, Progresso, Santa Clara do Sul, Sério, Marques de Souza, Forquetinha e Canudos do Vale.

O PIB do município, em 2020, chegou a R$ $  4,695 bilhões, o maior entre os 27 associados da Amvat, e ocupa a 17ª posição no RS. A cidade oferece uma série de atrações, e o Parque Histórico, Parque dos Dick, Jardim Botânico e Casa de Cultura são algumas das atrações turísticas.