Sobre nós

Com localização estratégica no Estado, O Vale do Taquari cresce e se desenvolve com o trabalho de sua gente. Entidade representativa dos municípios, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT) conta com 38 associados e trabalha para promover o desenvolvimento do Vale como um todo, em conjunto com as demais entidades, visando a execução de projetos de interesse regional, que resultem na melhoria da qualidade de vida para sua população.  

A região fica em média 150 quilômetros de Porto Alegre. Os 38 municípios associados ocupam uma área de 5.841,90 de área (2,07% da área do Estado do Rio Grande do Sul), com uma população estimada de  447.490 habitantes. Os orçamentos municipais, neste ano de 2021, totalizam em R$ 1,884 bilhão. Já o Produto Interno Bruto (PIB) chegou a R$ 17,7 bilhões em 2018,  de acordo com o Departamento de Economia e Estatística do RS. O PIB dos municípios corresponde a 3,88% do PIB Gaúcho. Com uma economia diversificada, a agropecuária é uma das principais atividades.

Rico em belezas naturais, o Vale também desperta para o turismo, atraindo visitantes de todo o país, com roteiros variados, onde destacam-se, além da natureza, a cultura e as tradições dos imigrantes que colonizaram os municípios. Navegue pelo nosso site para ver mais informações sobre os trabalhos que realizamos e clique em municípios para saber mais detalhes de cada um.