Amvat integra Conselho do Plano Rio Grande

Amvat integra Conselho do Plano Rio Grande

O fórum é formado por entidades, movimentos sociais, lideranças empresariais, ex-governadores e pessoas afetadas pela enchente

Conselho foi empossado nesta quinta-feira, em solenidade no Palácio Piratini
Conselho foi empossado nesta quinta-feira, em solenidade no Palácio Piratini

Cerca de 160 representações do Poder Público, da sociedade civil e dos gaúchos atingidos pelas enchentes integrarão o Conselho do Plano Rio Grande - Programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Rio Grande do Sul. A posse foi realizada na tarde de quinta-feira (13/6) no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador, Gabriel Souza, do secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, e do ministro da Secretaria Extraordinária de apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta.

O prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, vice-presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), representou a entidade no ato. A Amvat é uma das entidades que fazem parte do Conselho, que tem por objetivo receber demandas relacionadas ao restabelecimento do Estado e propor soluções. A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, que atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro. O papel dos conselheiros é propor, avaliar e monitorar as problemáticas recebidas, além de participar das câmaras temáticas que serão criadas para análise e discussão dos assuntos indicados.

O Conselho contará com convidados que representam o Poder Público (Executivo, Legislativo, Judiciário, Defensoria Pública, Tribunal de Contas e Ministério Público), a sociedade civil (empresários, federações, sindicatos, associações, investidores, movimentos culturais/artísticos e identitários, além de ex-governadores do Estado e pessoas atingidas pelas cheias.  O vice-governador Gabriel Souza foi empossado como presidente do Comitê Executivo, que fará a análise e o encaminhamento final das demandas recebidas. Há também uma Secretaria Executiva, que fará a gestão das ações em cada etapa.

O trabalho contará ainda com câmaras temáticas constituídas por secretarias de Estado, equipes técnicas e convidados. Elas serão encarregadas de examinar as demandas, a partir de eixos como assistência social, educação, habitação, segurança, entre outros. Já o Comitê Executivo será responsável pela análise e pelo encaminhamento final das requisições. A Casa Civil, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a Secretaria da Fazenda (Sefaz), a Secretaria da Reconstrução Gaúcha (SRG), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Defesa Civil também integrarão o comitê. Um grupo formado por todos os agentes do Conselho, denominado Plenário, ficará responsável por fazer o monitoramento e a supervisão das atividades.


RELACIONADOS

Leia também

Lajeado festeja 135 anos com programação especial

por AI Prefeitura de Lajeado
Lajeado festeja 135 anos com programação especial
Compartilhe
Evento ocorre dia 25, no estacionamento do Parque Professor Theobaldo Dick...
Leia mais

Prefeita Gláucia inicia gestão como presidente da Amvat

por Amvat
Prefeita Gláucia inicia gestão como presidente da Amvat
Compartilhe
Ela é a primeira mulher a dirigir a associação...
Leia mais

Imigrante tem o maior PIB per capita entre os municípios da Amvat

por Amvat
Imigrante tem o maior PIB per capita entre os municípios da Amvat
Compartilhe
Município está entre os dez maiores PIBs per capita do Rio Grande do Sul...
Leia mais