Arroio do Meio comemora 90 anos de história hoje

Arroio do Meio comemora 90 anos de história hoje

Cada passo dado rumo ao progresso reflete o espírito resiliente e unido de todos os arroio-meenses, diz o prefeito

Conhecido como a Pérola do Vale, Arroio do Meio está completando hoje (28.11) 90 anos de história. A primeira exploração do território ocorreu em 1633, quando padres jesuítas procuravam indígenas para catequisar. Em 1816, Ricardo Villanova recebeu do governo português uma sesmaria, denominada Fazenda São Caetano, para desenvolver a agricultura. Esta propriedade localizava-se no território do atual município. Em 1844, Villanova vendeu as terras de São Caetano para o Capitão Francisco Silvestre Ribeiro, que também recebeu do governo uma área que ia de São Caetano até o Arroio Jacaré, em Encantado.

Já em 1860, Johan Gerhard e seus filhos compraram a parte da fazenda onde hoje se localiza São Caetano, sendo os primeiros imigrantes alemães a se fixarem em Arroio do Meio. Ao longo das décadas de 1860 e 1870 chegam mais famílias de imigrantes alemães, além de italianos e de outras etnias. Na época o povoado era chamado de Nossa Senhora do Auxílio da Barra do Arroio do Meio, e pertencia a Taquari. Mais tarde foi parte de Estrela e Lajeado, tendo se emancipado em 1934, pelo Decreto Estadual 5.759.

Hoje a cidade, com 157 km², possui uma população de 21.958 habitantes, de acordo com o Censo 2022 do IBGE. Agropecuária, indústria e comércio são as principais atividades econômicas, responsáveis por um PIB de R$ 1.536.556.285,00 em 2021, e um PIB per capita de R$ 72.750,17. Arroio do Meio ocupa a quinta colocação, entre os 27 filiados à AMVAT, no Índice de participação dos Municípios (IPM). Também está entre os maiores orçamentos municipais e se destaca em setores como a educação, possuindo uma taxa de alfabetização de 98,35%. Já no ranking do Índice Municipal de Educação do RS, divulgado recentemente, ocupa a 9ª posição no Vale e 118ª no Estado.

Para o prefeito Danilo Bruxel, este momento não é apenas para comemorar a história, mas também para reconhecer a força da comunidade. “Mais do que celebrar quase um século de conquistas, este é um momento para refletir sobre a força da nossa comunidade que, unida, superou desafios e demonstrou sua resiliência em cada adversidade. Seguimos sempre com otimismo e a esperança de dias melhores. Cada passo dado rumo ao progresso reflete o espírito resiliente e unido de todos os arroio-meenses”, assinala.


RELACIONADOS

Leia também

Votação final da Consulta Popular ocorre de 2 a 6 de dezembro

por Amvat
Votação final da Consulta Popular ocorre de 2 a 6 de dezembro
Compartilhe
O cidadão poderá escolher uma proposta dentre as incluídas na cédula de votação do Corede...
Leia mais

Cruzeiro do Sul completa 61 anos de emancipação

por Amvat
Cruzeiro do Sul completa 61 anos de emancipação
Compartilhe
Município foi criado oficialmente pela Lei Estadual 4.615...
Leia mais

Imers 2023: Amvat tem 20 municípios acima da média do RS

por Amvat
Imers 2023: Amvat tem 20 municípios acima da média do RS
Compartilhe
Destaques da associação são Poço das Antas, Pouso Novo e Santa Clara do Sul, que ficaram entre os 20 melhores...
Leia mais