Definidos os projetos do Vale para a Consulta Popular

Definidos os projetos do Vale para a Consulta Popular

Quatro propostas foram escolhidas em assembleias regionais, e de 2 a 6 de dezembro os eleitores poderão votar em duas 

No último dia 7 aconteceram as Assembleias Intermediária e Ampliada, que deram continuidade ao processo da Consulta Popular 2024/2025. Durante a Assembleia Intermediária, os participantes realizaram a leitura e discussão das propostas apresentadas no Caderno de Demandas Elegíveis. Seguindo a metodologia definida anteriormente, a cédula de votação foi composta por quatro projetos, abrangendo áreas distintas. As propostas foram analisadas por área, priorizando aquelas de maior abrangência regional e maior viabilidade, levando em conta os recursos disponíveis.

Os participantes da Assembleia Intermediária também escolheram os dois delegados que representaram a região na Assembleia Ampliada, onde as propostas foram oficialmente apresentadas e discutidas. Na Ampliada, os projetos que compõem a cédula de votação foram definidos: 

Projeto 1 - Sistema Inteligente de Gestão de Crises e Evacuação (SIGCE): Focado na área de Meio Ambiente, com execução regional pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

Projeto 2 - Programa de Capacitação Profissional: Voltado para a qualificação de profissionais dos setores da indústria, comércio e serviços, com execução pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (CONSISA).

Projeto 3 - Fomento para Jovens no Campo: Apoio a projetos produtivos e à permanência de jovens nas áreas rurais, com execução pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER), e apoio da EMATER.

Projeto 4 - Ações Integradas para Inclusão Social e Atendimento a Famílias em Vulnerabilidade: Capacitação de profissionais para atendimento às famílias afetadas por enchentes, com execução também pelo CONSISA.

Além da definição foi estabelecido que, no caso de a região do Vale do Taquari receber o Adicional de Participação, o recurso será dividido da seguinte forma: 60% para o projeto mais votado e 40% para o segundo mais votado.  O processo segue com a expectativa de que os escolhidos contribuam de forma para o desenvolvimento regional, com foco em áreas estratégicas como meio ambiente, trabalho, desenvolvimento rural e assistência social.


 

 


RELACIONADOS

Leia também

Lajeado festeja 135 anos com programação especial

por AI Prefeitura de Lajeado
Lajeado festeja 135 anos com programação especial
Compartilhe
Evento ocorre dia 25, no estacionamento do Parque Professor Theobaldo Dick...
Leia mais

Prefeita Gláucia inicia gestão como presidente da Amvat

por Amvat
Prefeita Gláucia inicia gestão como presidente da Amvat
Compartilhe
Ela é a primeira mulher a dirigir a associação...
Leia mais

Imigrante tem o maior PIB per capita entre os municípios da Amvat

por Amvat
Imigrante tem o maior PIB per capita entre os municípios da Amvat
Compartilhe
Município está entre os dez maiores PIBs per capita do Rio Grande do Sul...
Leia mais