Taquari e Venâncio são finalistas do Prêmio Boas Práticas, da Famurs

Taquari e Venâncio são finalistas do Prêmio Boas Práticas, da Famurs

Colocação de cada município será  conhecida em cerimônia no dia 30 de outubro, em Nova Petrópolis

Vencedores de cada categoria serão conhecidos no final do mês
Vencedores de cada categoria serão conhecidos no final do mês

Os municípios de Taquari e Venâncio Aires, filiados à Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT), são finalistas do Prêmio Boas Práticas da Famurs. A iniciativa visa reconhecer e estimular a realização de práticas bem-sucedidas e inovadoras nas cidades gaúchas e as vencedoras de cada categoria serão conhecidas em cerimônia que ocorre no próximo dia 30, no Centro de Evento de Nova Petrópolis, a partir das 18h, integrando a programação do Smart Cities Park.

Na ocasião serão premiados 48 dos 279 projetos avaliados, contemplando 15 áreas de atuação: Assistência Social; Comunicação Social; Cultura e Economia Criativa; Defesa Civil, Resiliência e Voluntariado; Desenvolvimento Rural; Direitos Humanos; Educação; Esporte e Lazer; Fazenda e Eficiência Fiscal; Habitação; Meio Ambiente; Melhor Idade 60+; Mobilidade Urbana e Trânsito; Saúde; Segurança Púbica; e Turismo. Os finalistas desta 6ª edição já foram notificados e, na cerimônia, receberão troféu e certificado, conferindo o título de 1º, 2º e 3º lugares. Os demais inscritos receberão certificado de participação.

Taquari é finalista com o programa Agora é Meu, na categoria Habitação. O projeto integra o programa de Regularização Fundiária - Reurb por Interesse Social, aplicável aos núcleos urbanos informais ocupados predominantemente por população de baixa renda, e que busca resolver um problema antigo do município: a ocupação irregular e que se consolidou ao longo dos anos. Mais de 200 títulos de registro de propriedade (escrituras) foram entregues em 2023, às famílias dos bairros Caieira, Rua João Goulart e Comunidade São Francisco.

Venâncio Aires está entre os três finalistas na área do Meio Ambiente com o programa Biodigestores nas Escolas, com o objetivo de transformar resíduos orgânicos em gás e biofertilizantes. Além das questões práticas relacionadas à gestão de resíduos, ao aproveitamento de um combustível mais sustentável e do uso de biofertilizantes orgânicos, o programa é uma iniciativa que visa promover educação ambiental, que é extremamente importante para formar cidadãos críticos, ativos e sensibilizados quanto às causas ambientais. 0 programa é uma ferramenta de educação que possibilita atividades em diversas áreas, como biologia, química, matemática, português, nutrição, entre outros. Além disso, possibilita que professores e crianças tenham acesso a uma tecnologia inovadora e diferenciada que possibilita melhorias ambientais.