Vice-governador recebe demandas do Vale do Taquari

Vice-governador recebe demandas do Vale do Taquari

Municipios têm prazo até 27 de setembro pra encaminhar projetos dentro do Plano Rio Grande

Em reunião com prefeitos das Associações de Municípios do Vale do Taquari (AMVAT) e do Alto Taquari (AMAT), e lideranças regionais, o vice-governador e presidente do Conselho do Plano Rio Grande, Gabriel Souza, recebeu demandas para a reconstrução e reestruturação do Vale e municipios no período pós-enchente. A reunião foi realizada na Univates, em Lajeado, nesta sexta-feira (23/8). Ele também apresentou as ações realizadas pelo Governo do Estado desde a catástrofe ocorrida em maio e a projeção de novos investimentos.

Estiveram presentes o secretário-executivo do Plano Rio Grande, Paulinho Salerno; secretários estaduais de Logística e Transportes Juvir Costela; do Desenvolvimento Social, Beto Fantinel e do Turismo, Ronaldo Santini; coordenador estadual da Defesa Civil, cel. Luciano Boeira; vice-presidente da AMVAT, Paulo Kohlrausch; presidente da AMAT, Edemar Rovadoschi; presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), Cintia Agostini; presidente da CIC-VT, Angelo Fobtana; presidente da Amturvales, Charles Rossler, prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo; promotor de Justiça Regional, Sérgio Diefenbach, e a reitora da Univates, Evânia Schneider. 

Durante a reunião, o vice-governador anunciou a prorrogação do período de encaminhamento de projetos de municípios para integrar o Plano Rio Grande, divulgado no mês de julho pelo governo do Estado. Os municípios que queiram enviar seus projetos têm agora até 27 de setembro para isso. Terão, desta forma, mais tempo para estruturar ideias e encaminhá-las ao Estado, o que deve ser feito pelo sistema de cadastro. 

Entre as demandas apresentadas ao vice-governador estão apoio para a execução de melhorias nos acessos à ponte do Exército entre Lajeado e Arroio do Meio, fortalecimento da estrutura da Defesa Civil e instalação de um Batalhão do Corpo de Bombeiros no Vale; destinação de mais horas-máquina para a recuperação de estradas municipais e apoio na recuperação das rodovias estaduais; agilizar a construção de moradias definitivas; criação de um consórcio dos municipios atingidos; apoio ao turismo; criação de um fundo garantidor para as empresas atingidas; entre outras. 

Um documento com todas as reivindicações, elaborado pelas entidades regionais, foi entregue ao vice-governador pela presidenre do Codevat. São mais de 40 pedidos, que envolvem todos os setores, desde habitação, infraestrutura, agronegócio, indústria, comércio e serviços, rodovias, pontes, e ações para otimização e resiliência para enchentes.