Amvat apoia audiência pública sobre infraestrutura logística regional

Amvat apoia audiência pública sobre infraestrutura logística regional

Evento ocorre nesta quinta-feira, dia 16, no Porto de Estrela, e inclui visita técnica de trem pela Ferrovia do Trigo

O Porto de Estrela sedia, nesta quinta-feira (16.12), Audiência Pública Cresce RS do Fórum Democrático Social, que terá como tema  "Multimodalidade: potenciais econômicos, desenvolvimento e infraestrutura logística regional". A programação se inicia às 9h30min e encerra com uma visita técnica de trem pela Ferrovia do Trigo. O evento  é organizado pela Assembleia Legislativa do RS e Governo de Estrela, e tem apoio da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), entre outras entidades.  A audiência contará com a participação de lideranças políticas e empresariais e terá a presença do presidente da AL, deputado Gabriel Souza.

De acordo com os organizadores, a audiência será de grande interesse para todos os segmentos, em especial para empresários e gestores municipais que têm objetivos de estabelecer rumos e parcerias no que se refere a investimentos visando a melhora da infraestrutura e logística regional e, como consequência, a maior potencialidade e competitividade da mesma. E ainda, segundo os organizadores, a importância se torna ainda mais ampla se considerados os mais de 90 municípios que formam as regiões do Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo e Serra Gaúcha, macrorregião que agrega importantes cadeias produtivas e empresas que geram impactos econômicos significativos para o Estado e País, mas que segundo avaliações são de potenciais que ainda podem ser melhores explorados, ainda mais se considerada a matriz modal que formam na área de transportes, de ainda maior potencial.

Além da audiência, está agendada ao fim da manhã a entrega de uma placa em homenagem aos construtores do V13 – maior viaduto da América Latina. Depois, haverá almoço (por adesão,R$ 40). À tarde está programada uma visita técnica – 14h30min – pela Ferrovia do Trigo, com saída da estação ferroviária de Muçum e chegada na estação de Guaporé.

Para Rafael Fontana, coordenador do Trem dos Vales, integrante da Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT) e conselheiro da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log), trata-se de uma oportunidade única de se gerar um debate em torno do modal de transportes do Vale do Taquari e a importância da ferrovia para o desenvolvimento e fortalecimento destas e outras regiões. "Temos muitos recursos modais de transporte que podem e devem ser melhor explorados, por isso a necessidade de um debate em torno disto. E esta é uma ótima oportunidade gerada para este fim, além de também oportunizar a visita in loco e mesmo um passeio pela Ferrovia do Trigo", revela. 

Programação

9h30min  Audiência Pública Cresce RS da Assembleia Legislativa

11h45min  Entrega de placa em homenagem aos construtores do V13 - Maior viaduto da América Latina

12h  Almoço - (adesão R$ 40)

14h30min  Visita técnica do Trem pela Ferrovia do Trigo - saída da estação ferroviária de Muçum.

17h  Recepção na estação ferroviária de Guaporé