Amvat apoia audiência pública sobre infraestrutura logística regional

Amvat apoia audiência pública sobre infraestrutura logística regional

Evento ocorre nesta quinta-feira, dia 16, no Porto de Estrela, e inclui visita técnica de trem pela Ferrovia do Trigo

O Porto de Estrela sedia, nesta quinta-feira (16.12), Audiência Pública Cresce RS do Fórum Democrático Social, que terá como tema  "Multimodalidade: potenciais econômicos, desenvolvimento e infraestrutura logística regional". A programação se inicia às 9h30min e encerra com uma visita técnica de trem pela Ferrovia do Trigo. O evento  é organizado pela Assembleia Legislativa do RS e Governo de Estrela, e tem apoio da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), entre outras entidades.  A audiência contará com a participação de lideranças políticas e empresariais e terá a presença do presidente da AL, deputado Gabriel Souza.

De acordo com os organizadores, a audiência será de grande interesse para todos os segmentos, em especial para empresários e gestores municipais que têm objetivos de estabelecer rumos e parcerias no que se refere a investimentos visando a melhora da infraestrutura e logística regional e, como consequência, a maior potencialidade e competitividade da mesma. E ainda, segundo os organizadores, a importância se torna ainda mais ampla se considerados os mais de 90 municípios que formam as regiões do Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo e Serra Gaúcha, macrorregião que agrega importantes cadeias produtivas e empresas que geram impactos econômicos significativos para o Estado e País, mas que segundo avaliações são de potenciais que ainda podem ser melhores explorados, ainda mais se considerada a matriz modal que formam na área de transportes, de ainda maior potencial.

Além da audiência, está agendada ao fim da manhã a entrega de uma placa em homenagem aos construtores do V13 – maior viaduto da América Latina. Depois, haverá almoço (por adesão,R$ 40). À tarde está programada uma visita técnica – 14h30min – pela Ferrovia do Trigo, com saída da estação ferroviária de Muçum e chegada na estação de Guaporé.

Para Rafael Fontana, coordenador do Trem dos Vales, integrante da Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT) e conselheiro da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log), trata-se de uma oportunidade única de se gerar um debate em torno do modal de transportes do Vale do Taquari e a importância da ferrovia para o desenvolvimento e fortalecimento destas e outras regiões. "Temos muitos recursos modais de transporte que podem e devem ser melhor explorados, por isso a necessidade de um debate em torno disto. E esta é uma ótima oportunidade gerada para este fim, além de também oportunizar a visita in loco e mesmo um passeio pela Ferrovia do Trigo", revela. 

Programação

9h30min  Audiência Pública Cresce RS da Assembleia Legislativa

11h45min  Entrega de placa em homenagem aos construtores do V13 - Maior viaduto da América Latina

12h  Almoço - (adesão R$ 40)

14h30min  Visita técnica do Trem pela Ferrovia do Trigo - saída da estação ferroviária de Muçum.

17h  Recepção na estação ferroviária de Guaporé


RELACIONADOS

Leia também

Pouso Novo promove Feira Municipal pelos 36 anos da cidade

por Amvat
Pouso Novo promove Feira Municipal pelos 36 anos da cidade
Compartilhe
Evento ocorre de 26 a 28 deste mês com extensa programação...
Leia mais

Canudos do Vale e Forquetinha comemoram aniversário nesta terça-feira

por Amvat
Canudos do Vale e Forquetinha comemoram aniversário nesta terça-feira
Compartilhe
Cidades se destacam pelas belezas naturais e pelas tradições dos seus colonizadores, alemães e italianos...
Leia mais