Amvat apoia construção de ponte ligando Estrela e Cruzeiro do Sul

Amvat apoia construção de ponte ligando Estrela e Cruzeiro do Sul

Projeto está concluído e foi apresentado aos prefeitos da região na assembleia geral realizada em Forquetinha

Diretor da CIC-VT Nilto Scapin (ao fundo) apresentou o projeto aos prefeitos
Diretor da CIC-VT Nilto Scapin (ao fundo) apresentou o projeto aos prefeitos

A definição de demandas turísticas dos municípios, a fim de buscar recursos para impulsionar o setor, e a construção de uma ponte sobre o Rio Taquari, entre Estrela e Cruzeiro do Sul, foram os temas principais da assembleia geral da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), realizada quinta-feira (10.04), em Forquetinha. Os assuntos foram abordados, respectivamente, pelo presidente da Amturvales, Rafael Fontana, e pelo diretor da CIC-VT, Nilto Scapin.  O projeto da ponte recebeu apoio dos prefeitos presentes à assembleia e um pedido formal de apoio do Governo do Estado, firmado por entidades regionais, foi entregue ao governador Eduardo Leite nesta sexta-feira, no Palácio Piratini, quando houve reunião para apresentação do programa de concessão das rodovias do Bloco 2.

Conforme Scapin, o projeto da ponte está pronto A obra tem um custo estimado em R$ 300 milhões. “A ideia desta travessia é da década de 1990, e foi retomado no ano passado pela prefeita de Estrela, Carine Schwingel”, destacou. Segundo ele, a ponte ficará dois metros acima do nível da última grande enchente, de maio do ano passado, o que permitirá, no caso de uma nova cheia, conexão com o Vale do Rio Pardo e outras regiões do RS. “Resolverá um grande problema da nossa região e do Estado”, frisou Scapin. A obra tem um custo estimado de R$ 300 milhões, incluindo os aterros e elevadas que serão necessárias em Estrela e Cruzeiro do Sul.

Demandas turísticas

A realização de um trabalho para apurar as demandas turísticas dos municípios será feito nos próximos dias pela Amturvales, com apoio da Amvat. O assunto foi trazido à assembleia pelo presidente da entidade turística, Rafael Fontana. O objetivo é organizar um levantamento com as necessidades locais, microrregionais e regionais para, despois disto, buscar recursos para viabilizar as obras, quer seja em nível federal ou estadual e até mesmo na iniciativa privada. Poderão, neste caso, ser incluídas obras de infraestrutura, por exemplo, que dialoguem com o setor.  O objetivo é concluir o trabalho em 30 dias.

Nova sede

A construção de uma nova sede para a Amvat foi lançada pelo presidente Moisés de Freitas. Hoje a entidade possui um espaço no prédio da Polar, em Estrela, cedido por este município, mas conforme Freitas, a associação poderia ter um espaço próprio, adequado à realidade, pois uma das dificuldades é, por exemplo, a falta de acessibilidade. A proposta foi aceita pelos demais prefeitos. A prefeita de Estrela, Carine Schwingel, disse que Estrela se propõe a doar uma área para o empreendimento. Sugestão também apresentada é de que a Associação dos Vereadores tivesse um espaço no novo local.


RELACIONADOS

Leia também

Amvat avança no Plano de Adaptação Climática

por Amvat
Amvat avança no Plano de Adaptação Climática
Compartilhe
Grupo de trabalho esteve reunido para traçar os próximos passos da elaboração do Plano...
Leia mais

Capital Nacional do Canto Coral, Teutônia completa 45 anos

por Amvat
Capital Nacional do Canto Coral, Teutônia completa 45 anos
Compartilhe
Cidade é hoje uma das principais economias do Vale do Taquari e referência em diversas áreas...
Leia mais

Índice de Progresso Social dos municípios da Amvat

por Amvat
Índice de Progresso Social dos municípios da Amvat
Compartilhe
IPS foca em resultados sociais e ambientais para mostrar se a população consegue prosperar...
Leia mais