Amvat apoia construção de ponte ligando Estrela e Cruzeiro do Sul

Amvat apoia construção de ponte ligando Estrela e Cruzeiro do Sul

Projeto está concluído e foi apresentado aos prefeitos da região na assembleia geral realizada em Forquetinha

Diretor da CIC-VT Nilto Scapin (ao fundo) apresentou o projeto aos prefeitos
Diretor da CIC-VT Nilto Scapin (ao fundo) apresentou o projeto aos prefeitos

A definição de demandas turísticas dos municípios, a fim de buscar recursos para impulsionar o setor, e a construção de uma ponte sobre o Rio Taquari, entre Estrela e Cruzeiro do Sul, foram os temas principais da assembleia geral da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), realizada quinta-feira (10.04), em Forquetinha. Os assuntos foram abordados, respectivamente, pelo presidente da Amturvales, Rafael Fontana, e pelo diretor da CIC-VT, Nilto Scapin.  O projeto da ponte recebeu apoio dos prefeitos presentes à assembleia e um pedido formal de apoio do Governo do Estado, firmado por entidades regionais, foi entregue ao governador Eduardo Leite nesta sexta-feira, no Palácio Piratini, quando houve reunião para apresentação do programa de concessão das rodovias do Bloco 2.

Conforme Scapin, o projeto da ponte está pronto A obra tem um custo estimado em R$ 300 milhões. “A ideia desta travessia é da década de 1990, e foi retomado no ano passado pela prefeita de Estrela, Carine Schwingel”, destacou. Segundo ele, a ponte ficará dois metros acima do nível da última grande enchente, de maio do ano passado, o que permitirá, no caso de uma nova cheia, conexão com o Vale do Rio Pardo e outras regiões do RS. “Resolverá um grande problema da nossa região e do Estado”, frisou Scapin. A obra tem um custo estimado de R$ 300 milhões, incluindo os aterros e elevadas que serão necessárias em Estrela e Cruzeiro do Sul.

Demandas turísticas

A realização de um trabalho para apurar as demandas turísticas dos municípios será feito nos próximos dias pela Amturvales, com apoio da Amvat. O assunto foi trazido à assembleia pelo presidente da entidade turística, Rafael Fontana. O objetivo é organizar um levantamento com as necessidades locais, microrregionais e regionais para, despois disto, buscar recursos para viabilizar as obras, quer seja em nível federal ou estadual e até mesmo na iniciativa privada. Poderão, neste caso, ser incluídas obras de infraestrutura, por exemplo, que dialoguem com o setor.  O objetivo é concluir o trabalho em 30 dias.

Nova sede

A construção de uma nova sede para a Amvat foi lançada pelo presidente Moisés de Freitas. Hoje a entidade possui um espaço no prédio da Polar, em Estrela, cedido por este município, mas conforme Freitas, a associação poderia ter um espaço próprio, adequado à realidade, pois uma das dificuldades é, por exemplo, a falta de acessibilidade. A proposta foi aceita pelos demais prefeitos. A prefeita de Estrela, Carine Schwingel, disse que Estrela se propõe a doar uma área para o empreendimento. Sugestão também apresentada é de que a Associação dos Vereadores tivesse um espaço no novo local.


RELACIONADOS

Leia também

Imigrante celebra 37 anos com programação especial

por AI Prefeitura de Imigrante
Imigrante celebra 37 anos com programação especial
Compartilhe
Município emanciou-se em 9 de maio de 1988 e comemora aniversário com uma série de eventos...
Leia mais