Amvat apoia laboratório de análise de solos

Amvat apoia laboratório de análise de solos

Liderado pela Fundação Agrícola Teutônia e parceiros, projeto estima investimento de R$ 923 mil 

Presidente da Amvat (5° esq p/dir) participou do encontro de apresentação do projeto
Presidente da Amvat (5° esq p/dir) participou do encontro de apresentação do projeto

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari ((Amvat), prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, participou na terça-feira da apresentação de projeto para a instalação de Laboratório de Análise de Solos do Vale do Taquari. A Fundação Agrícola Teutônia, mantendora do Colégio Teutônia, está à frente desta iniciativa, cujo investimento estimado é de R$ 923 mil. 
O Vale do Taquari e o Estado foram severamente atingidos pelas cheias. Além das áreas urbanas, empresas e rodovias, o campo também foi muito afetado. O Laboratório de Análise de Solos busca contribuir com as áreas impactadas pelas enchentes, recuperando suas propriedades produtivas e melhorando a produtividade das diferentes culturas que nos caracterizam como o ‘Vale dos Alimentos’”, destacou o diretor do Colégio Teutônia, Mauro Alberto Nüske.
O presidente da Amvat manifestou apoio da entidade à iniciativa. “O Vale do Taquari e o Estado passam por momentos de dificuldade após as enchentes de 2023 e 2024. Isso reforça ainda mais a necessidade do laboratório na região em busca de alternativas e apoio ao campo. O envolvimento da Fundação Agrícola Teutônia e do Colégio Teutônia é a certeza de um trabalho bem feito e com resultados, a exemplo de outros projetos que o próprio município de Bom Retiro do Sul já desenvolve com o educandário”, referendou. 
Além da prestação de serviços, a proposta também tem caráter que integra ações de pesquisa e extensão, com projetos que atenderão interesses públicos. No rol de análises físicas, o laboratório realizará análises de umidade do solo (volumétrica e gravimétrica), distribuição do tamanho e estabilidade dos agregados, análise granulométrica, de densidade de partículas e do solo, porosidade, condutividade hidráulica e resistência mecânica do solo à penetração das raízes, bem como análise dos dejetos orgânicos de animais (líquidos e sólidos), análise foliar, análise físico-química e análises específicas para o cultivo de orgânicos considerando a perspectiva regional. 
Na ocasião foi formada uma  comissão representativa, que irá levar e apresentar o projeto aos governos estadual e federal em busca de apoio e recursos que viabilizem a concretização do Laboratório de Análise de Solos do Vale do Taquari. Conta com a participação de representantes da Fundação Agrícola Teutônia, do Colégio Teutônia, da Amvat, da Emater, do MPA e da Cooperativa Languiru.