Amvat apoia Seminário Pensar o Vale Pós-Enchente

Amvat apoia Seminário Pensar o Vale Pós-Enchente

Evento ocorre no dia 14 de novembro e vai reunir especialistas para debater estratégias e soluções

Enchente em setembro trouxe enormes prejuízos aos municípios do Vale do Taquari
Enchente em setembro trouxe enormes prejuízos aos municípios do Vale do Taquari

O auditório do prédio 7 da Univates, em Lajeado,  recebe na próxima terça-feira, 14 de novembro, o 1º Seminário Pensar o Vale Pós-Enchente. Especialistas da região, do estado e do país estão confirmados. O objetivo do encontro é debater estratégias e soluções em face das cheias recorrentes da bacia Taquari/Antas, como a que ocorreu no início de setembro.

A programação se inicia às 8h, com a abertura oficial. Das 9h15min às 9h55min haverá a primeira palestra do dia, com Alice Castilho, diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico Brasil (CPRM). Após, das 10h às 10h40min, participam  o prefeito de Blumenau (SC), Mário Hildebrandt e o coronel Carlos Olimpo Menestrina secretário de Defesa Civil do município.

Das 10h45min às 12h15min será debatido o tema Plano de prevenção e evacuação, com Abner de Freitas, representante da HopeFul (startup de educação em desastres). O painel Como estruturar um plano de contingência eficiente?  Terá a participação do diretor do Departamento para o Clima e Sustentabilidade, Osvaldo Moraes; chefe da Defesa Civil do RS, coronel Luciano Chaves Boeira; e do secretário da Defesa Civil de Blumenau (AlertaBlu), Carlos Olimpo Menestrina.

À tarde os trabalhos começam às 13h30min, com discussão sobre a ocupação das margens e mobilidade urbana e painel que abordará as regras, cotas e oportunidades para ocupar e desocupar as margens do Taquari-Antas. Serão painelistas a secretária de Meio Ambiente do RS, Marjorie Kauffmann, e o professor de Arquitetura e Urbanismo da Univates, Augusto Alves. Das 15h às 16h25min  serão apresentados financiamentos e ações para estruturas e movimentos de proteção pelo vice-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior.

O último painel do evento tratará de ações estratégicas e viáveis de médio e longo prazos para a bacia, tendo como painelistas o professor de Hidrologia da UFRGS e integrante da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, Walter Colischon; mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos e vice-presidente do Comitê Taquari/Antas, Júlio Salecker; e do engenheiro e vereador em Muçum, Marcos Bastiani.

Às 16h30min  será elaborada a “Carta do Vale do Taquari”. Os próximos passos para defesa regional serão estruturados por meio deste documento, definindo ações concretas, responsáveis, prazos e fiscalização. O encerramento oficial, com apresentação da carta, está agendado para as 17h.

O Seminário é uma realização do Grupo A Hora, Univates, Amvat, Amat, Avat, Amturvales, CIC-VT, Codevat e Comitê Taquari-Antas, com patrocínio do BRDE e Caixa Econômica Federal.

 

SERVIÇO

Seminário Pensar o Vale Pós-enchente

Tema: As ações e decisões necessárias após a maior tragédia natural do Rio Grande do Sul – O Vale unido por um plano

Quando: 14 de novembro (próxima terça-feira)

Onde: Auditório do prédio 7 da Univates

Horário: a partir das 8h