Amvat apoia Seminário Pensar o Vale Pós-Enchente

Amvat apoia Seminário Pensar o Vale Pós-Enchente

Evento ocorre no dia 14 de novembro e vai reunir especialistas para debater estratégias e soluções

Enchente em setembro trouxe enormes prejuízos aos municípios do Vale do Taquari
Enchente em setembro trouxe enormes prejuízos aos municípios do Vale do Taquari

O auditório do prédio 7 da Univates, em Lajeado,  recebe na próxima terça-feira, 14 de novembro, o 1º Seminário Pensar o Vale Pós-Enchente. Especialistas da região, do estado e do país estão confirmados. O objetivo do encontro é debater estratégias e soluções em face das cheias recorrentes da bacia Taquari/Antas, como a que ocorreu no início de setembro.

A programação se inicia às 8h, com a abertura oficial. Das 9h15min às 9h55min haverá a primeira palestra do dia, com Alice Castilho, diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico Brasil (CPRM). Após, das 10h às 10h40min, participam  o prefeito de Blumenau (SC), Mário Hildebrandt e o coronel Carlos Olimpo Menestrina secretário de Defesa Civil do município.

Das 10h45min às 12h15min será debatido o tema Plano de prevenção e evacuação, com Abner de Freitas, representante da HopeFul (startup de educação em desastres). O painel Como estruturar um plano de contingência eficiente?  Terá a participação do diretor do Departamento para o Clima e Sustentabilidade, Osvaldo Moraes; chefe da Defesa Civil do RS, coronel Luciano Chaves Boeira; e do secretário da Defesa Civil de Blumenau (AlertaBlu), Carlos Olimpo Menestrina.

À tarde os trabalhos começam às 13h30min, com discussão sobre a ocupação das margens e mobilidade urbana e painel que abordará as regras, cotas e oportunidades para ocupar e desocupar as margens do Taquari-Antas. Serão painelistas a secretária de Meio Ambiente do RS, Marjorie Kauffmann, e o professor de Arquitetura e Urbanismo da Univates, Augusto Alves. Das 15h às 16h25min  serão apresentados financiamentos e ações para estruturas e movimentos de proteção pelo vice-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior.

O último painel do evento tratará de ações estratégicas e viáveis de médio e longo prazos para a bacia, tendo como painelistas o professor de Hidrologia da UFRGS e integrante da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, Walter Colischon; mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos e vice-presidente do Comitê Taquari/Antas, Júlio Salecker; e do engenheiro e vereador em Muçum, Marcos Bastiani.

Às 16h30min  será elaborada a “Carta do Vale do Taquari”. Os próximos passos para defesa regional serão estruturados por meio deste documento, definindo ações concretas, responsáveis, prazos e fiscalização. O encerramento oficial, com apresentação da carta, está agendado para as 17h.

O Seminário é uma realização do Grupo A Hora, Univates, Amvat, Amat, Avat, Amturvales, CIC-VT, Codevat e Comitê Taquari-Antas, com patrocínio do BRDE e Caixa Econômica Federal.

 

SERVIÇO

Seminário Pensar o Vale Pós-enchente

Tema: As ações e decisões necessárias após a maior tragédia natural do Rio Grande do Sul – O Vale unido por um plano

Quando: 14 de novembro (próxima terça-feira)

Onde: Auditório do prédio 7 da Univates

Horário: a partir das 8h


RELACIONADOS

Leia também

Lajeado festeja 135 anos com programação especial

por AI Prefeitura de Lajeado
Lajeado festeja 135 anos com programação especial
Compartilhe
Evento ocorre dia 25, no estacionamento do Parque Professor Theobaldo Dick...
Leia mais

Prefeita Gláucia inicia gestão como presidente da Amvat

por Amvat
Prefeita Gláucia inicia gestão como presidente da Amvat
Compartilhe
Ela é a primeira mulher a dirigir a associação...
Leia mais

Imigrante tem o maior PIB per capita entre os municípios da Amvat

por Amvat
Imigrante tem o maior PIB per capita entre os municípios da Amvat
Compartilhe
Município está entre os dez maiores PIBs per capita do Rio Grande do Sul...
Leia mais