Amvat aprova credenciamento para média e alta complexidade em traumato-ortopedia na região

Amvat aprova credenciamento para média e alta complexidade em traumato-ortopedia na região

Assunto foi discutido pelos prefeitos em assembleia geral da entidade realizada em Forquetinha

Assembleia discutiu temas de interesse dos municípios, como saúde e segurança pública
Assembleia discutiu temas de interesse dos municípios, como saúde e segurança pública

Em assembleia geral realizada nesta quinta-feira (20.04), no  Parque Christoph Bauer, em Forquetinha, os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) autorizaram a entidade a seguir as tratativas, com o Governo do Estado, para o credenciamento do Hospital Estrela, da Rede Divina Providência, em média e alta complexidade em traumato-ortopedia na região. Parecer do Grupo Técnico formado por secretários da Saúde endossou a importância da referência desta especialidade na região, tendo em vista a demanda reprimida e o aumento da fila de espera dos pacientes, que atualmente são atendidos no Hospital Universitário de Canoas.

Conforme a secretária de Saúde de Colinas, Angelita Herrmann, que apresentou o parecer aos prefeitos, em 25 cidades das áreas de saúde 29 e 30, 2,7 mil pacientes aguardam por consulta. Com a proposta do Hospital Estrela, segundo ela, de realizar 704 consultas mês, a expectativa é de que num período de cinco meses a situação já esteja em níveis melhores. No próximo dia 25, uma comitiva do Vale vai se reunir com a secretária estadual da Saúde para dar andamento ao processo, que prevê o custeio com recursos federais, estaduais e dos municípios, por um período de 12 meses.

Segurança pública foi outro tema abordado na assembleia, com a participação do delegado Juliano Stobbe, titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), e do novo comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Taquari (CRPO-VT), tenente-coronel Jefferson Marques de Melo.  Também prestigiaram o encontro, presidido pelo prefeito Elmar Schneider, o presidente da Famurs, Paulo Salerno, o presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Vilmar Zanchin; a coordenadora Regional de Saúde, Rafaela Fagundes, e o presidente da FGTAS, José Scorsatto.

A assembleia, assim como o encontro de primeiras-damas que ocorreu na Vila Germânica, fez parte da programação oficial da 6ª edição da Forquetinha Expofest - Exposição Comercial, Industrial, Agroindustrial e Festa Típica, que se estende até o dia 23 de abril, no Parque de Exposições no Parque Christoph Bauer, em Bauereck. O evento objetiva incentivar a economia, oportunizar negócios e proporcionar momentos de lazer, entretenimento e integração.  Engloba feira comercial, industrial, serviços e agronegócios, artesanato, agroindústrias, turismo, gastronomia, eventos técnicos e inúmeras atrações. São esperados 20 mil visitantes.