Amvat debate regionalização do saneamento e situação das MEIs

Amvat debate regionalização do saneamento e situação das MEIs

A regionalização do saneamento básico e a situação dos Microempreendedores Individuais (MEIs) e o reflexo na arrecadação dos municípios foram dois assuntos tratados na assembleia da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) realizada na quinta-feira (14.10). A reunião, coordenada pelo presidente Paulo Kohlrausch, ocorreu na Acisam, em Arroio do Meio.  

O novo Marco Legal do Saneamento estabelece a universalização dos serviços de saneamento básico até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto. Diante de dúvidas quanto à regionalização, conforme propostas que estão em discussão e preveem a criação de Unidades Regionais, esclarecimentos foram prestados aos prefeitos por especialistas na área, o doutor em Saneamento e Recursos Hídricos Tiago Luis Gomes e pelo engenheiro ambiental e especialista em Engenharia de Saneamento Michel Tieccher. 

Eles alertaram sobre a necessidade de que os municípios tenham Plano de Saneamento até o ano que vem e ao fato de que aqueles que não aderirem aos blocos regionais serão impedidos de obter financiamentos públicos. Ressaltaram que os municípios, antes de qualquer decisão – de aderir ou não ao bloco – devem saber qual a estrutura que possuem e se terão condições de manter os sistemas sozinhos. A lei diz que os sistemas (água e esgoto) devem ser economicamente sustentáveis, frisaram. 

O presidente da Amvat, prefeito Paulo Kohlrausch, observou que os gestores devem seguir buscando informações sobre o processo. Independente de quem vai operar a estrutura de saneamento, a responsabilidade é dos municípios, salientou o presidente, frisando que ainda deverão ocorrer novos debates sobre o tema. 

Microempreendedores
A situação das MEIs e os reflexos na arrecadação dos municípios foi apresentada pelo presidente da Aescon-VT, Daní José Petry, e pela presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), Noeli Kuhn. Petry citou projeto de lei que prevê o aumento do faturamento para as MEIs, até R$ 130 mil anuais (hoje é de R$ 81 mil) e a contratação de até dois funcionários, o que poderá levar empresas, hoje optantes pelo Simples Nacional, a migrarem para a modalidade MEI. Segundo ele, existem 20.007 MEIs ativas na região, e em muitos municípios o alvará anual de localização não é cobrado no primeiro ano, e em muitos esta cobrança não é feita, reduzindo a arrecadação das prefeituras.   Citou, ainda, que 65,7% dos Microempreendedores estão em débito com a Receita Federal, conforme dados de junho/2021. 

A assembleia contou ainda com a presença do presidente da Famurs, Eduardo Bonotto, e do coordenador geral da entidade, Salmo Dias de Oliveira. Eles falaram sobre as ações da Federação e os temas que têm sido acompanhados, entre os quais a regionalização do saneamento e a discussão de uma nova proposta, diferente da que foi proposta pelo Governo do Estado. Conforme Bonotto, os gestores devem estar atentos a este tema, que envolve também os contratos com a Corsan, cuja privatização foi aprovada. Estamos na Famurs sem olhar para questões políticas, mas buscando convergir em prol de todos os municípios, afirmou Bonotto, que falou sobre ações de descentralização, o papel orientativo da entidade, criação de Câmaras Temáticas, entre outras iniciativas da gestão. 

 


RELACIONADOS

Leia também

Amvat realiza assembleia geral em Pouso Novo nesta sexta-feira

por Amvat
Amvat realiza assembleia geral em Pouso Novo nesta sexta-feira
Compartilhe
Encontro tratará sobre as eleições deste ano, com orientações jurídicas aos prefeitos...
Leia mais

Pouso Novo promove Feira Municipal pelos 36 anos da cidade

por Amvat
Pouso Novo promove Feira Municipal pelos 36 anos da cidade
Compartilhe
Evento ocorre de 26 a 28 deste mês com extensa programação...
Leia mais

Canudos do Vale e Forquetinha comemoram aniversário nesta terça-feira

por Amvat
Canudos do Vale e Forquetinha comemoram aniversário nesta terça-feira
Compartilhe
Cidades se destacam pelas belezas naturais e pelas tradições dos seus colonizadores, alemães e italianos...
Leia mais