Amvat e Amat buscam orientações para execução do Reconstrói RS

Amvat e Amat buscam orientações para execução do Reconstrói RS

Entidades entregaram pedido de orientações ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS)

Amvat e Amat pedem orientações ao TCE sobre execução do programa pelas prefeituras
Amvat e Amat pedem orientações ao TCE sobre execução do programa pelas prefeituras

Os presidentes da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Sidinei Moisés de Freitas, e da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat), Mateus Trojan, entregaram ao presidente do Tribunal de Contas (TCE/RS), Marco Peixoto, pedido de orientações sobre a aplicação dos recursos que os municípios vão receber por meio do programa Reconstrói RS. A solicitação foi feita ontem (10.07), durante o 15º Encontro Regional de Controle e Orientação (ERCO), na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

“Como não há uma legislação específica para regular essa parceria nos moldes propostos estamos buscando, por meio da Amvat e Amat, orientações e parecer do TCE para que os municípios possam executar o programa com toda a segurança”, explica o presidente Sidinei Moisés de Freitas. Na região o programa é coordenado pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT).

Este programa visa aportar recursos captados junto à iniciativa privada para o emprego em obras públicas de reconstrução e resiliência climática, previamente identificadas nos municípios. A proposta de parceria apresentada pela CIC-VT prevê a execução das obras e o custeio de 70% do valor total, requerendo uma contrapartida de 30% por parte dos municípios.

Amvat e Amat buscam orientações para que haja segurança jurídica para os municípios selecionados, como a possibilidade de contrapartida em dinheiro e/ou materiais, por exemplo.  As obras serão realizadas pela CIC-VT, sendo por ela efetuada a contratação das empresas e fornecedores diretamente. O valor é de até R$ 1 milhão por prefeitura


RELACIONADOS

Leia também

Lajeado festeja 135 anos com programação especial

por AI Prefeitura de Lajeado
Lajeado festeja 135 anos com programação especial
Compartilhe
Evento ocorre dia 25, no estacionamento do Parque Professor Theobaldo Dick...
Leia mais

Prefeita Gláucia inicia gestão como presidente da Amvat

por Amvat
Prefeita Gláucia inicia gestão como presidente da Amvat
Compartilhe
Ela é a primeira mulher a dirigir a associação...
Leia mais

Imigrante tem o maior PIB per capita entre os municípios da Amvat

por Amvat
Imigrante tem o maior PIB per capita entre os municípios da Amvat
Compartilhe
Município está entre os dez maiores PIBs per capita do Rio Grande do Sul...
Leia mais