AMVAT quer mais prazo para recursos do Auxílio Reconstrução

AMVAT quer mais prazo para recursos do Auxílio Reconstrução

Concessão do benefício pelo Governo Federal, aos que não foram aprovados, foi tratada em reunião da diretoria da entidade

Diretoria esteve reunida na manhã de hoje, em Estrela
Diretoria esteve reunida na manhã de hoje, em Estrela

A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT) está solicitando, ao Governo Federal, a prorrogação, até o final do ano, do prazo para apresentação de recursos do Auxílio Reconstrução aos atingidos pelas cheias de maio. A decisão foi tomada em reunião da diretoria da entidade, na manhã desta quarta-feira (06.11). O prazo e procedimentos para a interposição de recurso para os requerimentos não aprovados estão descritos na Portaria 3.437 do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.  

Conforme o presidente da AMVAT e prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, há, por exemplo, divergências no que diz respeito à mancha da inundação. “Existem famílias atingidas pela enchente, mas o endereço não corresponde ao mapa do Governo Federal”, diz. Esta e outras situações, de acordo com Busatto, devem ser comprovadas pelas prefeituras após a justificativa apresentada pelo responsável familiar. “É preciso analisar caso a caso. É uma demanda muito grande para os municípios, que precisam de mais tempo para atender as famílias”, reforça.  Em Bom Retiro do Sul, segundo ele, mais da metade das que se cadastraram não receberam o benefício.

Os prefeitos querem ainda mais informações sobre os procedimentos, pois há situações de requerimentos indeferidos, sem direito ao recurso.  No Vale do Taquari são mais de 14 mil famílias que se cadastraram e ainda não receberam o auxílio, as quais devem procurar as prefeituras para atualizar as informações. O pedido de prorrogação será encaminhado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Presidência da República, da Câmara e do Senado.

A AMVAT está pedindo também uma audiência com o secretário da Reconstrução do RS, Maneco Hassen para expor o problema. Da reunião desta manhã, dirigida pelo presidente Edmilson Busatto na sede da AMVAT, em Estrela, participaram os prefeitos de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa; Arroio do Meio, Danilo Bruxel; Taquari, André Brito; Colinas, Sandro Hermann; Tabaí, Arsênio Cardoso, e a vice-prefeita e prefeita eleita de Lajeado, Gláucia Schumacher, que representou o prefeito Marcelo Caumo.   


RELACIONADOS

Leia também