Asmevat atua para fortalecer a educação no Vale do Taquari

Asmevat atua para fortalecer a educação no Vale do Taquari

Entidade promoveu encontro dos dirigentes na Secretaria de Estado da Inovação, Ciência e Tecnologia para conhecerem o programa Educar para Inovar

Secretários e dirigentes do Vale conheceram programa Educar para Inovar
Secretários e dirigentes do Vale conheceram programa Educar para Inovar

Buscando fortalecer a educação nos municípios da região, a Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat) promoveu, nesta semana, um encontro na Secretaria de Estado da Inovação, Ciência e Tecnologia, em Porto Alegre, com o objetivo de que os dirigentes pudessem conhecer o programa Educar Para Inovar. O programa, realizado em parceria com a Secretaria de Educação, visa à transformação do conhecimento a partir do engajamento dos professores como agentes indutores na formação dos alunos.

Isso se dá através da capacitação de mentores nas novas formas de aprender e compartilhar conhecimento, fomentando a criação de uma rede de profissionais diferenciados no seu fazer pedagógico, integrando novas formas de aprendizagem e repensando o papel do professor e suas práticas como forma de ações para promover o protagonismo dos estudantes. 

Dessa forma, o programa procura contribuir para o desenvolvimento de habilidades necessárias para o profissional do futuro, como solução de problemas complexos, pensamento crítico, empatia, inteligência emocional, bom senso e tomada de decisão, negociação e flexibilidade cognitiva. A iniciativa tem articulado parcerias estratégicas com entidades alinhadas a essas diretrizes e realizado o mapeamento e reconhecimento de escolas, alunos, professores e demais envolvidos com o eixo inovação na educação.

Representantes de 12 municípios participaram da reunião. A secretária de Educação de Estrela e presidente da Asmevat, Elisângela Mendes, que articulou o encontro com a Secretaria da Inovação, Ciência e Tecnologia, destaca  a importância de buscar novos conhecimentos e parcerias para qualificar a educação  no Vale. “ Procuramos compartilhar bons projetos e firmar parcerias para que todos os municípios se desenvolvam cada vez mais na educação, qualificando a formação de nossas crianças e jovens”, enfatiza Elisângela.


RELACIONADOS

Leia também

Westfália completa 30 anos hoje e projeta investimentos

por Amvat/AI Prefeitura de Westfália
Westfália completa 30 anos hoje e projeta investimentos
Compartilhe
Fortalecer a economia local é uma das prioridades dos atuais gestores do município...
Leia mais

Educação, obras e abastecimento pautam reunião da Amvat em Westfália

por Amvat
Educação, obras e abastecimento pautam reunião da Amvat em Westfália
Compartilhe
Reunião fez parte da programação oficial da Westfália em Festa, que celebra os 30 anos...
Leia mais

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora tem dois finalistas da Amvat

por Amvat
Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora tem dois finalistas da Amvat
Compartilhe
Reconhecimento valoriza projetos de gestão pública voltados ao desenvolvimento local...
Leia mais