Assembleia conjunta integra regiões dos Vales

Assembleia conjunta integra regiões dos Vales

Associações dos Vales do Taquari e Rio Pardo reuniram-se na sexta-feira, no município de Venâncio Aires

Prefeito Elmar Schneider (dir) conduziu os trabalhos por parte da Amvat (crédito: Pablo Reis/Governo de Estrela)
Prefeito Elmar Schneider (dir) conduziu os trabalhos por parte da Amvat (crédito: Pablo Reis/Governo de Estrela)

Assembleia conjunta da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), realizada na tarde da última sexta-feira (06.05), em Venâncio Aires, integrou as duas regiões. O encontro fez parte da programação oficial da Fenachim, que ocorre no município. Os trabalhos, por parte da Amvat, foram conduzidos pelo vice-presidente e prefeito de Estrela, Elmar Schneider, que em sua manifestação aos prefeitos destacou a importância da integração entre os dois Vales para o desenvolvimento de todos os municípios.

Uma das decisões tomadas no encontro diz respeito ao estado de conservação da RSC-453, que liga Venâncio ao Vale do Taquari. A Amvat vai solicitar uma audiência com a presidência da EGR para solicitar a recuperação urgente da rodovia. O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, pediu apoio da Amvat para buscar uma solução, pois a recuperação está prevista somente para o mês de agosto. “O trecho entre Venâncio e Cruzeiro do Sul talvez seja o pior de toda a rodovia. Pagamos pedágio há 25 anos, mas não podemos mais esperar”, disse o prefeito, lembrando a importância da estrada para o escoamento da produção e por fazer a ligação entre os dois Vales.

O prefeito Elmar Schneider reforçou a necessidade de medidas urgentes, criticando o estado de conservação da via. A Amvat manifestou apoio ao pleito do prefeito Jarbas da Rosa e encaminhará um pedido de audiência na EGR com representantes das duas regiões para discutir uma alternativa visando à recuperação imediata do trecho. O prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, reforçou as colocações e disse que todos devem ser unir e pressionar a EGR para que tome providências.

Os trabalhos da Amvarp foram conduzidos também pelo vice-presidente da entidade, o prefeito de Pantano Grande, Mano Paganotto. Entre outros assuntos da associação, ele chamou atenção para um tema importante para as prefeituras, que é o piso nacional da enfermagem. O projeto está na Câmara dos Deputados e, conforme Pagnotto, a discussão deve ser aprofundada devido ao impacto financeiro que representará para os cofres municipais. 

A próxima assembleia da Amvat será em Teutônia. O encontro foi agendado para o dia 25 de maio, às 16h30min, antecedendo a abertura da Festa de Maio, que comemora os 41 anos de emancipação do município. A pauta será definida oportunamente.