Associações aprovam suspensão de ajustes do sistema integrado de produção primária

Associações aprovam suspensão de ajustes do sistema integrado de produção primária

Decisão, que será levada à Secretaria Estadual da Fazenda, foi tomada em assembleia extraordinária da Famurs

 Em assembleia extraordinária da Famurs, realizada por videoconferência na tarde desta terça-feira (22.03), os presidentes das associações regionais de municípios aprovaram, por unanimidade, a suspensão, pelo menos por este ano, da aplicação das novas normas para o cálculo do ICMS do Setor de Integrados de aves e suínos (ajuste  SINIEF 020/2019).  A decisão será levada à Secretaria Estadual da Fazenda, que de acordo com o assessor da área tributária da Famurs, Milton Mattana, já sinalizou de forma positiva pela não aplicação.  Com o novo cálculo, pelo menos 240 municípios teriam perdas na arrecadação de ICMS. Uma projeção feita nos 38 filiados à Amvat estima que no período de 2023 a 2025 eles deixariam de receber R$ 141,1 milhões.

A proposta é que durante este ano, por meio de um grupo de trabalho formado na Federação, a medida seja reavaliada e buscadas alternativas para compensar os prejuízos daqueles que têm no setor de integrados a base de sua economia.

O presidente da Amvat, prefeito Sandro Herrmann, participou da reunião e comemorou a aprovação pelas demais associações do Estado. A mobilização em torno deste assunto partiu da Amvat, que alertou para as dificuldades que muitas prefeituras enfrentariam a partir do novo cálculo, o que inviabilizaria investimentos no setor primário.  Um grupo de trabalho, formado por técnicos da Famurs, representantes das Associações de Municípios e Governo do Estado vem discutindo o assunto.

Herrmann reforçou, na ocasião, a necessidade de buscar alternativas para os municípios produtores de aves e suínos. Por este motivo, segundo ele, o assunto foi levado ao conhecimento da Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) pela Amvat.  Conforme o presidente, a Assembleia deverá, inclusive, realizar uma audiência pública para tratar deste tema, em data a ser definida.   


RELACIONADOS

Leia também

Westfália completa 30 anos hoje e projeta investimentos

por Amvat/AI Prefeitura de Westfália
Westfália completa 30 anos hoje e projeta investimentos
Compartilhe
Fortalecer a economia local é uma das prioridades dos atuais gestores do município...
Leia mais

Educação, obras e abastecimento pautam reunião da Amvat em Westfália

por Amvat
Educação, obras e abastecimento pautam reunião da Amvat em Westfália
Compartilhe
Reunião fez parte da programação oficial da Westfália em Festa, que celebra os 30 anos...
Leia mais

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora tem dois finalistas da Amvat

por Amvat
Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora tem dois finalistas da Amvat
Compartilhe
Reconhecimento valoriza projetos de gestão pública voltados ao desenvolvimento local...
Leia mais