Bom Retiro do Sul completa 65 anos neste 1º de junho

Bom Retiro do Sul completa 65 anos neste 1º de junho

Reconhecido por suas belezas naturais e pela hospitalidade de seus habitantes, o município –- está entre as principais economias do Vale do Taquari

Largo dos Emancipacionistas é uma das atrações de Bom Retiro do Sul
Largo dos Emancipacionistas é uma das atrações de Bom Retiro do Sul

Emancipado em 1º de junho de 1959, Bom Retiro do Sul está completando 65 anos.  Reconhecido por suas belezas naturais e pela hospitalidade de seus habitantes, o município – com 12.294 habitantes - está entre as principais economias do Vale do Taquari, com destaque para a indústria coureiro-calçadista, frigorífica a agropecuária. Conforme informações da Receita Federal, em abril deste ano Bom Retiro possuía 1.402 empresas, das quais 555 no setor de serviços, 445 no comércio, 22 no ramo da indústria e 147 na construção civil.

A atividade econômica proporcionou, em 2021, um PIB de R$ 403.053.654,00, ficando a cidade na 9ª posição entre as 27 filiadas à Amvat e 190º no Rio Grande do Sul. A atual gestão municipal tem à frente o prefeito Edmilson Busatto e o vice-prefeito Éder Cíceri. Com um orçamento estimado em R$ 62,3 milhões, o governo prioriza a infraestrutura, turismo e o desenvolvimento econômico por meio da atração de novas empresas.

 O setor turístico tem como principal atrativo a Barragem Eclusa, construída na década de 70. Em seu perímetro urbano, observam-se as belas construções datadas do século passado. Na parte baixa da cidade, no bairro Cidade Baixa, destacam-se a Igreja Católica, localizada no Morro da Corsan (fundada em 1939); a Casa Rosada, próxima à Prefeitura; o Largo dos Emancipacionistas, popularmente chamado de "escadaria"; a casa da família Pivatto; o prédio do antigo centro comercial de Arthur Ohlweiler (ao lado do Largo dos Emancipacionistas). Ainda percorrendo a rua principal, pode-se admirar outras antigas construções, como a do Clube União Bom-Retirense, construído em 20 de setembro de 1932.