Conselheiro Alexandre Postal destaca atuação do TCE e mudanças na fiscalização

Conselheiro Alexandre Postal destaca atuação do TCE e mudanças na fiscalização

O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), conselheiro Alexandre Postal, foi o convidado da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), na assembleia virtual realizada na tarde desta sexta-feira (30.07), coordenada pelo presidente Paulo Kohlrausch.

Postal trouxe informações sobre a atuação do Tribunal, que fiscaliza mais de 1.200 entes jurisdicionados, e afirmou que o TCE busca, além de órgão fiscalizador, ser parceiro dos municípios, colaborando com os gestores. 
Ele apresentou também inovações que entraram em vigor este ano . A partir de 2021, segundo Postal, as contas de governo passam a se chamar de “Contas Anuais”. Já as antigas contas de gestão foram extintas e foi criado o Processo de Contas Especial.  Neste novo processo, destacou que poderão ser impostas multas ou glosas não somente aos prefeitos, como ocorria anteriormente, mas também a outros agentes públicos, como secretários, ordenadores de despesas e ficais de contrato quando for verificada alguma irregularidade. Já temos decisões neste sentido, alertou. 
Entre outros aspectos, ele destacou a Ouvidoria do Tribunal, que neste ano já recebeu 4.354 denúncias, sendo a internet é o meio mais utilizado. A maioria está relacionada à área de pessoal e descumprimento de leis e contratos. Enfatizou, por outro lado, que a instituição tem muitos canais para orientar os prefeitos e suas equipes, como o Portal, a Base de Legislação Municipal e a Consultoria Técnica, além da escola do TCE, que oferece capacitação aos servidores.  

Também participaram da assembleia representantes da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), que falaram sobre a realização da Estrela Multifeira 2021, programada para os dias 29, 30 e 31 de outubro e 5, 6 e 7 de novembro. A presidente da Cacis, Andréia Zwirtes Kich; o diretor-executivo da entidade, Paulo Finck, e Daniel Aires, da Lume Eventos, apresentaram as ações de negócios da feira. Duas novidades da edição deste ano são o Salão da Inovação, para as empresas que atuam no setor da tecnologia e inovação, evidenciando os empreendimentos, e o Salão do Turismo do Vale do Taquari. “Queremos colocar nosso vale na vitrine. Temos oportunidade de trazer muitos turistas, e vamos chamar atenção para os pontos, rotas e roteiros, incentivando a instalação de novos atrativos e aumentando o número de visitantes na região”, assinalou a presidente da Cacis. 

Questões como a Reforma Tributária do Estado, que coloca o resultado da educação como fator para composição do retorno de ICMS dos municípios, e a regionalização do saneamento básico foram abordadas no encontro. A proposta apresentada pelo presidente Paulo Kohlraush, diante da relevância destes dois temas, é convidar representantes do Governo do Estado para trazerem informações e esclarecimentos aos prefeitos. Ficou pré-agendada assembleia virtual para a sexta-feira da próxima semana para aprofundar estes assuntos. 


RELACIONADOS

Leia também

Lideranças debatem desassoreamento de rios e criação de Zona Franca no Vale

por Amvat
Lideranças debatem desassoreamento de rios e criação de Zona Franca no Vale
Compartilhe
Encontro realizado na tarde de quinta-feira, em Lajeado, reuniu diversos segmentos para discussão destes temas...
Leia mais

Famurs promove 42º Congresso de Municípios na próxima semana

por Amvat
Famurs promove 42º Congresso de Municípios na próxima semana
Compartilhe
Evento ocorre em Porto Alegre com programação voltada para a reconstrução e...
Leia mais

Heinze mobiliza lideranças para viabilizar projetos de prevenção de enchentes e reconstrução no Vale do Taquari

por Gabinete Senador Luis Carlos Heinze
Heinze mobiliza lideranças para viabilizar projetos de prevenção de enchentes e reconstrução no Vale do Taquari
Compartilhe
Senador também apresentará, em encontro que ocorre em Lajeado, PEC que institui uma Zona Franca que abrange o Vale e Região...
Leia mais