Corregedor-Geral de Justiça destaca inovações no Judiciário e perspectivas aos municípios

Corregedor-Geral de Justiça destaca inovações no Judiciário e perspectivas aos municípios

Desembargador Giovanni Conti foi o palestrante da assembleia conjunta da Amvat, Amat e Avat, nesta quinta-feira

A criação de Varas específicas e regionais, a fim de promover maior celeridade no andamento de processos, está entre as propostas destacadas pelo corregedor-geral de Justiça do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Giovanni Conti, que foi o palestrante de assembleia conjunta da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amvat) e Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat). O encontro ocorreu na manhã de hoje (06.07), no Estrela Palace Hotel, em Estrela, e reuniu representantes dos Executivos Municipais, Câmaras, Procuradores Municipais e dos Legislativos, Poder Judiciário, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil, entre outras autoridades.

Conforme o desembargador, hoje, no Estado, existem três Varas estaduais, que tratam de improbidade administrativa, crime organizado e lavagem de dinheiro e, mais recentemente, a de acidentes do trabalho. Desta forma os processos, segundo ele, não serão mais distribuídos ao interior, agilizando seu andamento. Também está prevista a instalação, segundo ele, da Vara do Executivo estadual, para tratar dos processos de execução fiscal, e ainda a Vara Estadual da Saúde, onde vão atuar magistrados especialistas no tema, e tratará de temas como Central de Leitos, aquisição de medicamentos, entre outros. “A saúde é matéria muito sensível à população”, destacou.

O corregedor-geral de Justiça adiantou que também está em fase de planejamento a criação de Varas Regionais, como as do Executivo Municipal. O assunto, segundo ele, já foi levado à Famurs, no sentido de que os municípios possam aderir ao sistema do Tribunal de Justiça, trabalhando junto com o sistema das prefeituras. Conforme Giovanni Conti, existe um projeto-piloto na Prefeitura de Novo Hamburgo e será solicitado que todo o sistema seja padronizado. O TJ também quer que o serviço de execução fiscal dos municípios seja regionalizado, da mesma forma fazendo que tenha mais especialização e celeridade no andamento dos procedimentos. A criação de Juizados da Fazenda Regionais está no planejamento do órgão, para que fique à disposição de todos os cidadãos. Ele enfatizou que é preciso união. “O Poder Judiciário deve se unir aos Executivos e Legislativos. Os desafios estão aí e, juntos, os enfrentaremos com maior facilidade e eficiência, prestando serviços de qualidade”, afirmou.

O prefeito de Estrela e presidente da Amvat, Elmar Schneider, destacou a relevância das inovações do Judiciário para os municípios. Citou o caso da Saúde, cuja criação de uma Vara específica, segundo ele, será fundamental para a humanização e respeito aos pacientes. Da mesma forma, ressaltou a importância de estreitar relações entre os poderes. “O Vale quer caminhar lado a lado, municípios, Judiciário e Ministério Público”, afirmou.

Participaram da assembleia o desembargador Francisco Moesch;  o juiz- corregedor Luís Antônio de Abreu Johnson; a diretora do Foro da Comarca de Estrela, Juíza Caren Letícia Castro Pereira, e a diretora do Foro de Lajeado, juíza Débora Gerhardt de Marque;  a presidente da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari, vereadora Daiani Maria; o  diretor da Promotoria de Justiça de Estrela, promotor de Justiça  Daniel Cozza Bruno; e o promotor de Justiça Carlos Fiorioli, da Promotoria de Justiça de Lajeado; presidentes das subseções da OAB de Estrela, Lajeado e Encantado, entre outras autoridades.


RELACIONADOS

Leia também

Lajeado festeja 135 anos com programação especial

por AI Prefeitura de Lajeado
Lajeado festeja 135 anos com programação especial
Compartilhe
Evento ocorre dia 25, no estacionamento do Parque Professor Theobaldo Dick...
Leia mais

Prefeita Gláucia inicia gestão como presidente da Amvat

por Amvat
Prefeita Gláucia inicia gestão como presidente da Amvat
Compartilhe
Ela é a primeira mulher a dirigir a associação...
Leia mais

Imigrante tem o maior PIB per capita entre os municípios da Amvat

por Amvat
Imigrante tem o maior PIB per capita entre os municípios da Amvat
Compartilhe
Município está entre os dez maiores PIBs per capita do Rio Grande do Sul...
Leia mais