Definidos os projetos para a cédula de votação da Consulta Popular

Definidos os projetos para a cédula de votação da Consulta Popular

Nas propostas de âmbito regional, serão contemplados os municípios que atingirem uma porcentagem mínima de 1% de eleitores

Na última quinta-feira (11.09), em Lajeado, foram realizadas as assembleias Intermediária e Ampliada da Consulta Popular 2025/2026, dando continuidade ao processo na região.  Entre as propostas elencadas no Caderno de Demandas Elegíveis, quatro foram escolhidas para constar na cédula de votação, priorizando as de maior abrangência regional e maior viabilidade, considerando os recursos disponíveis. Destas, duas serão eleitas na votação que ocorre de 6 a 10 de outubro e vão dividir os R$ 2.057.142,86  destinados ao Vale do Taquari.  Deste montante, 55% serão destinados ao mais votado e 45% para o que ficar na segunda colocação.

A cédula de votação foi composta pelos seguintes projetos, de áreas distintas:  Proteção de Nascentes e Olhos D’água, Através da Construção de Estruturas Físicas de Proteção para Captação e Armazenamento de Água, ligada à área do meio ambiente e com execução municipal; Programa Regional  de Qualificação de Trabalhadores, Jovens e Empreendedores, ligado à área do trabalho e desenvolvimento profissional e com execução regional;  Armazenamento de Grãos nas Propriedades Rurais:  Materiais para Construção e Equipamentos, ligado à área da agricultura e com execução municipal;  e Qualifica Turismo: Aperfeiçoando do Rural ao Urbano no Vale do Taquari, ligado à área do turismo e com execução regional.

A assembleia também estabeleceu alguns critérios para distribuição dos recursos disponíveis. Nas propostas de âmbito regional serão contemplados os municípios que atingirem uma porcentagem mínima de 1% de eleitores, incentivando, dessa forma, a mobilização de todos. Nas propostas de âmbito municipal ficou definido que terão acesso aos recursos os 10 municípios com maior porcentagem de eleitores votantes, caso os mesmos tenham atingido o mínimo de 2% de participação do total de eleitores registrados.

A votação ocorrerá por meio do portal da Consulta Popular (https://consultapopular.rs.gov.br).

 


RELACIONADOS

Leia também

Presidente participa de reunião com ministro da Integração

por Amvat
Presidente participa de reunião com ministro da Integração
Compartilhe
Encontro foi realizado na última terça-feira, em Porto Alegre  ...
Leia mais

Vale elege projetos na agricultura e turismo na Consulta Popular

por Amvat
Vale elege projetos na agricultura e turismo na Consulta Popular
Compartilhe
Votaram 2.333 pessoas, o equivalente a 0,82% do eleitorado da região...
Leia mais