Enchente: Amvat pede recursos de emendas parlamentares aos municípios

Enchente: Amvat pede recursos de emendas parlamentares aos municípios

Pleito foi apresentado pelo presidente da associação em audiência pública na Câmara Federal

Audiência foi realizada na última terça-feira_crédito Mauro Agra_Câmara dos Deputados
Audiência foi realizada na última terça-feira_crédito Mauro Agra_Câmara dos Deputados

A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) solicitou, aos deputados federais, que destinem 50% do valor das emendas parlamentares para os municípios da região atingidos pela enchente que ocorreu no início de setembro, e que 25%  sejam direcionados aos demais, que auxiliaram os que enfrentaram a catástrofe por meio da cedência de máquinas, equipamentos e pessoal. O pleito foi entregue pelo presidente e prefeito de Estrela, Elmar Schneider, durante audiência pública realizada no dia 17, em Brasília(DF).

A audiência foi realizada de forma conjunta pelas Comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR); de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CINDRA); de Indústria, Comércio e Serviços (CICS); de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), e de Desenvolvimento Urbano (CDU). Além de parlamentares, participaram o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, e o  ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Os deputados da bancada gaúcha afirmaram, na ocasião, a intenção de adiantar R$ 100 milhões disponíveis em emendas parlamentares como forma de suprir as necessidades imediatas das prefeituras. Já o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, anunciou que a linha de crédito do BNDES criada para socorrer cidades do Rio Grande do Sul afetadas pelas enchentes vai ser estendida para grandes empresas.

Na avaliação do ministro Waldez Góes, o esforço conjunto dos governos federal, estadual e de prefeituras foi crucial para mitigar os efeitos da calamidade. Góes reforçou que o governo federal deve injetar mais de R$ 1 bilhão de recursos no estado, entre créditos extraordinários para recuperação habitacional e adiantamento de dinheiro do FGTS.

Entre outras lideranças regionais, estiveram presentes os presidentes da Amvat, Elmar Schneider; o presidente da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat), prefeito de Vespasiano Corrêa Tiago Michelon; e os prefeitos de Encantado, Jonas Calvi; Muçum, Mateus Trojan; Lajeado, Marcelo Caumo; Roca Sales, Amilton Fontana; Arroio do Meio, Danilo Bruxe


RELACIONADOS

Leia também

Imigrante celebra 37 anos com programação especial

por AI Prefeitura de Imigrante
Imigrante celebra 37 anos com programação especial
Compartilhe
Município emanciou-se em 9 de maio de 1988 e comemora aniversário com uma série de eventos...
Leia mais