Enchente: municípios do Vale entre os que tiveram maior percentual de domicílios atingidos

Enchente: municípios do Vale entre os que tiveram maior percentual de domicílios atingidos

Informação consta no Mapa Único, sistema integrado lançado pelo Governo do Estado para mapeamento das áreas atingidas pela enchente

Cruzeiro do Sul teve bairros inteiros destruídos pela enchente
Cruzeiro do Sul teve bairros inteiros destruídos pela enchente

Entre os 20 municípios do Rio Grande do Sul que tiveram o maior percentual de domicílios atingidos pelas cheias do início de maio, nove são do Vale do Taquari. Muçum teve 66,3% de sua população atingida, Marques de Souza, 32,1%; Relvado, 29,3%; Cruzeiro do Sul, 25,7%; Estrela, 21,2%; Roca Sales, 20,8%; Arroio do Meio, 19,8%; Forquetinha, 16,9% e Colinas, 16,6%.

A informação consta no Mapa Único Plano Rio Grande, lançado pelo Governo do Estado com o objetivo de Identificar e quantificar os endereços, vias, domicílios, empresas, equipamentos públicos e principalmente a população atingida; proporcionar o direcionamento das políticas públicas de forma mais célere e precisa e simplificar processos, acelerando a chegada de recursos a quem necessita.

O trabalho é feito com o mapeamento realizado a partir de imagens de satélite de alta resolução e contempla as áreas afetadas por inundação, enxurrada e deslizamentos. A partir das manchas encontradas são realizados diversos cruzamentos com as bases e informações disponíveis (Ex.: Censo Demográfico; Cadastro Único e cadastros estaduais como os da Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança). Além disso, os municípios, através das Defesas Civis municipais, podem contribuir com a delimitação da área atingida através da autodeclaração enviada ao Estado, com posterior validação da equipe técnica estadual.