Fórum Free flow ocorre dia 18 e tem apoio da Amvat

Fórum Free flow ocorre dia 18 e tem apoio da Amvat

Evento, na Univates, em Lajeado, vai reunir especialistas, prestadores de serviço da área de sistema de tecnologia e representantes de agências de regulação

A região pode ser pioneira no uso da tecnologia free flow. A implantação do novo sistema de cobrança de pedágio vem mobilizando a região desde 2021. Um grupo de empresários, liderados pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari e o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari, já participou de inúmeras audiências com o governo do Estado, com o intuito de defender a imediata adoção do modelo de passagem livre no projeto de concessão de rodovias gaúchas.

Com a possibilidade de o governo do Estado adotar a modelagem de cobrança sem praça de pedágio e por quilômetro rodado, a região se articula mais uma vez e promove no dia 18 de maio o Fórum Free flow: o modelo para o desenvolvimento. O evento, que será realizado no auditório do prédio 11 da Univates, em Lajeado, conta também com apoio da Associação dos Municípios do Vale do Taquari -  Amvat, Associação dos Municípios do Alto Taquari — Amat e Associação dos Vereadores do Vale do Taquari- Avat.

A meta é reunir especialistas, prestadores de serviço da área de sistema de tecnologia e representantes de agências de regulação. O coordenador do Comitê Técnico da Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade- Abepam e Diretor de Operações da Greenpass, Carlo Andrey Gonçalves, confirmou presença, além de Fernando Barbelli Feitosa, gerente de Regulação Rodoviária da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), que irá participar de forma virtual.

 Free Flow

O modelo de cobrança sem praça de pedágio foi sancionado no ano passado, por meio da Lei 14.157, para implantação no Brasil. Cabe destacar que esse sistema, novo no Brasil, é amplamente adotado nos Estados Unidos e na Europa. A experiência internacional comprovou que a cobrança é mais efetiva do que a tradicional. O sistema dispensa as estruturas das praças de pedágio, são instalados pórticos e viadutos ao longo das rodovias, onde o equipamento registra e faz a cobrança apenas dos quilômetros rodados durante o trajeto de um veículo. As vantagens são mais fluidez nas estradas, agilizando o tráfego de veículos; - redução de custos para motoristas e empresas de logística e cobrança mais justa da tarifa de pedágio.

Programação do Seminário

Recepção — 16h

Abertura — 16h30 min

Debate mediado pela CIC VT e Codevat, com apoio da Amvat, Amat e Avat.