Governador assina convênio de traumato-ortopedia com a região

Governador assina convênio de traumato-ortopedia com a região

Ato ocorreu na manhã desta quarta-feira, no Hospital Estrela, que será referência no atendimento no Vale do Taquari

Governador e autoridades no momento da assinatura do convênio - crédito: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela
Governador e autoridades no momento da assinatura do convênio - crédito: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela

Ato ocorreu na manhã desta quarta-feira, no Hospital Estrela, que será referência no atendimento no Vale do Taquari

O governador do RS, Eduardo Leite, assinou, na manhã desta quarta-feira (07.06), convênio com o Hospital Estrela, da Rede Divina Providência, que passa a ser referência em média e alta complexidade em traumato-ortopedia no Vale do Taquari, regiões de saúde 29 e 30, que abrangem 37 municípios. Com isto, o atendimento desta especialidade, que hoje tem como referência o Hospital Universitário de Canoas, fica mais próximo da população e será agilizado, diminuindo o tempo de espera dos pacientes. Serão 72 cirurgias mensais de média complexidade, 16 de alta complexidade e mais de 700 consultas com especialistas.  

A mobilização da comunidade regional, que apresentou uma solução por meio do diálogo, foi destacada pelo governador em seu pronunciamento. “Com diálogo se constrói as soluções e esta é uma conquista que deve inspirar outros municípios e regiões”, afirmou Eduardo Leite. A assinatura do convênio, segundo ele, demonstra a unidade dos municípios, que vão aportar recursos, assim como os governos estadual e federal, para a manutenção dos serviços. A demonstração de união dos municípios, por meio das duas associações regionais – Amvat e Avat – foi ressaltada também pela secretária da Saúde Arita Bergmann. “Nós (Estado) saberemos honrar nosso compromisso. Aqui estamos demonstrando que o Vale do Taquari merece um serviço mais próximo da população. Vamos celebrar a vida”, disse.

Também se manifestaram no ato a presidente da Sociedade Sulina Divina Providência, irmã Inês Pretto; o secretário da Saúde de Estrela, Celso Kaplan, e o prefeito de Estrela e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Elmar Schneider. Todos eles citaram a união de todos os segmentos envolvidos para concretizar a prestação do serviço no Vale do Taquari, em benefício de sua população. “É hora de construir e colocarmos verdadeiramente as pessoas em primeiro lugar”, declarou o presidente da Amvat.  

Acompanharam a solenidade, entre outras autoridades, o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Rafael Mallmann; o chefe de gabinete da Casa Civil do Governo do RS, Jonatan Brönstrup; deputado estadual Airton Artus; presidente da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat), prefeito de Vespasiano Corrêa Tiago Michelon; a presidente da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), Daiani Maria; a coordenadora da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Rafaela Fagundes; o diretor geral de Operações da Rede Divina Providência, José Clóvis Soares; o gerente administrativo do Hospital Estrela, Johnnie Locatelli, prefeitos, secretários municipais da Saúde, vereadores e lideranças civis, militares e religiosas.

Após o ato no hospital o governador dirigiu-se ao Estrela Palace Hotel, onde palestrou a empresários e comunidade regional, numa promoção da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis), com apoio do Governo de Estrela. Prioridades para acelerar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul foi o tema da palestra de Eduardo Leite.