MetSul alerta para possibilidade de ciclone na próxima semana

MetSul alerta para possibilidade de ciclone na próxima semana

Cenário meteorológico é de grande perigo entre terça e quarta-feira 

A MetSul Meteorologia alerta para a possibilidade de formação de um intenso ciclone no Rio Grande do Sul entre terça-feira (9) e quarta-feira (10) da próxima semana em cenário meteorológico de grande perigo que pode incluir tempestades severas e vento intenso.

Uma área de baixa pressão em altitude vai avançar neste fim de semana do Pacífico para a costa do centro do Chile, na região de Santiago. No começo da semana, esta baixa vai cruzar a Cordilheira dos Andes e avançar pela parte central da Argentina. Na sequência, a baixa pressão em médios e altos níveis da atmosfera vinda do Pacífico vai entrar em fase com uma baixa pressão em superfície no Paraguai que vai se deslocar para o Oeste do Rio Grande do Sul no final da segunda-feira (8).


Na terça-feira (9), como consequência da interação entre as baixas pressões, começará um processo de ciclogênese (formação de um ciclone) entre o território gaúcho e uruguaio com intensa instabilidade. A pressão atmosférica deve desabar ao longo da terça-feira no Rio Grande do Sul com valores atipicamente baixos, gerando forte a intensa instabilidade com convecção que será profunda e que vai se estender ao restante do Sul do Brasil e a setores das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Os dados indicam que na quarta-feira o ciclone vai estar na costa do Rio Grande do Sul e com grande intensidade, favorecendo condições de vento extremamente ventoso com rajadas intensas.

No começo da quinta (11), o vórtice do ciclone ainda poderia trazer instabilidade e vento para o Leste gaúcho, mas no decorrer do dia o sistema se afastaria do contente muito rapidamente com uma trajetória Leste-Sudeste. A MetSul Meteorologia destaca que todos os principais modelos internacionais usados em previsão do tempo projetam a formação deste ciclone, mas que podem ocorrer mudanças de prognóstico nos próximos três dias, como ajustes nos vales de pressão em superfície. Recomendamos, expressamente, ficar muito atentos aos vários boletins que a MetSul Meteorologia publicará nos próximos dias com extenso detalhamento dos riscos e quais áreas devem ser mais afetadas.





 


RELACIONADOS

Leia também

Lajeado festeja 135 anos com programação especial

por AI Prefeitura de Lajeado
Lajeado festeja 135 anos com programação especial
Compartilhe
Evento ocorre dia 25, no estacionamento do Parque Professor Theobaldo Dick...
Leia mais

Prefeita Gláucia inicia gestão como presidente da Amvat

por Amvat
Prefeita Gláucia inicia gestão como presidente da Amvat
Compartilhe
Ela é a primeira mulher a dirigir a associação...
Leia mais

Imigrante tem o maior PIB per capita entre os municípios da Amvat

por Amvat
Imigrante tem o maior PIB per capita entre os municípios da Amvat
Compartilhe
Município está entre os dez maiores PIBs per capita do Rio Grande do Sul...
Leia mais