Ministro do Turismo garante apoio a projetos da região

Ministro do Turismo garante apoio a projetos da região

Pela primeira vez na região, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou, na sexta-feira (13.08), da assembleia geral da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), realizada em Santa Clara do Sul. 

Dirigindo-se aos prefeitos, secretários e lideranças da região e outras cidades do Estado, que também prestigiaram a reunião, Machado Neto garantiu apoio aos projetos turísticos do Vale do Taquari. “Vamos investir o que for preciso aqui. Contem conosco no Ministério do Turismo, afirmou.

Conforme o ministro, o Brasil é a bola da vez” no período pós-pandemia. Segundo ele, hoje, de cada 100 buscas na internet por destinos turísticos, 54 são por turismo de natureza e, neste contexto, nada se compara ao Brasil. Para Machado Neto, o setor é tão importante quanto o agronegócio. Por isto, pediu aos prefeitos e secretários que se preparem para o grande salto do setor, principalmente em atividades ao ar livre. “Se preparem e se estruturem para a retomada do turismo no Brasil, disse. 

A assembleia, coordenada pelo presidente e prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, foi prestigiada ainda pelo senador Luis Carlos Heinze; deputados federais Osmar Terra - que intermediou a vinda do ministro - e Hélio Lopes (RJ); pela presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Peixoto; presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart, entre outras autoridades.

Em suas manifestações, o deputado Osmar Terra e o senador Luís Carlos Heinze também destacaram o potencial turístico do Vale do Taquari. O compromisso que temos com a região é auxiliar de todas as formas possíveis para o desenvolvimento e este é o momento. Temos um trabalho fantástico no turismo, que estamos conseguindo fazer ressurgir rapidamente, declarou Terra. Citando ações que podem revitalizar o porto de Estrela, por exemplo, Heinze igualmente ressaltou o potencial turístico do Vale e a possibilidade de que as empresas invistam valores do Imposto de Renda no setor. 

Antecedendo a chegada do ministro, temas de interesse dos municípios foram discutidos pelos prefeitos, como o projeto do Governo do Estado que introduz a educação como um dos fatores para repartição do ICMS com as prefeituras e institui o Índice Municipal de Ensino do Rio Grande do Sul (Imers). Pela proposta, a educação teria um peso de 20% na composição do índice, sendo alterados outros critérios. Não há números definitivos, mas muitos municípios podem perder recursos com a mudança, principalmente os de menor porte. A Amvat vai acompanhar o andamento das discussões para manter os gestores informados sobre a matéria.


RELACIONADOS

Leia também

Imigrante celebra 37 anos com programação especial

por AI Prefeitura de Imigrante
Imigrante celebra 37 anos com programação especial
Compartilhe
Município emanciou-se em 9 de maio de 1988 e comemora aniversário com uma série de eventos...
Leia mais