Oportunidades para o crescimento do Vale são discutidas em assembleia da Amvat

Oportunidades para o crescimento do Vale são discutidas em assembleia da Amvat

Temas como o potencial turístico foi destaque na reunião realizada na manhã desta sexta-feira (18.03), em Estrela

 

Prefeitos, secretários e empreendedores participaram da reunião
Prefeitos, secretários e empreendedores participaram da reunião

O potencial turístico e oportunidades existentes na região foram destaque na assembleia geral da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), realizada na manhã desta sexta-feira (18.03), em Estrela.  O empresário paulista Bruno Omori, presidente do Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDT-CEMA), falou sobre as oportunidades de investimento no setor. Segundo ele, o Vale é “um diamante bruto a ser lapidado”.

Omori, que visitou mais de 15 cidades nesta semana, disse que a região possui um grande potencial, com possibilidade de trabalhar várias áreas, como o turismo de aventura ou de esporte, por exemplo. No entanto, são necessárias ações de estruturação, para o Vale ser “vendido” para fora, estruturando alguns setores. “O turismo é mais uma oportunidade de emprego e renda. Temos um conjunto de oportunidades, que podem trazer um público para agregar valor”, enfatizou, acrescentando que os destinos de lazer cresceram entre 5 a 10% em relação a 2019. Outro ponto favorável, conforme o empresário,  é a complementaridade dos pontos turísticos. “A Amturvales está unindo a região, e o turista pode percorrer todas as cidades. Nos Estados Unidos, por exemplo, é preciso permanecer muitos dias em um só local.”

O prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, apresentou aos presentes suas impressões sobre Dubai. Representando os prefeitos da região ele integrou comitiva regional que visitou a ExpoDubai, nos Emirados Árabes Unidos, em fevereiro. Um diferencial em relação ao Brasil, segundo ele, é que as pessoas são preparadas para integrar o governo, porque este é um interesse do Estado, do país.  “Há uma busca constante pelo conhecimento e profissionalismo”, observou.

Além da busca pelo conhecimento, também chamou atenção a  valorização da tradição. A partir de suas impressões, Kohlrausch deixou duas sugestões para os gestores.  A primeira, para que a Amvat, por meio de seus prefeitos, participe de feiras e exposições que ocorrem no Brasil. “Essas ideias novas podem ser implementadas no Vale do Taquari”, explicou. Também sugeriu que a região pense na realização de uma exposição regional, com espectro nacional, a qual poderia ser organizada pela Amvat e Amturvales. “Temos tamanho para isto”, enfatizou o prefeito.

A assembleia foi coordenada pelo presidente da Amvat e prefeito de Colinas, Sandro Hermann. Também contou com a participação da Amturvales, que por meio do seu presidente, Leandro Arenhart, e do vice-presidente Charles Rossner, apresentou os projetos da entidade. Ao final, ocorreu o lançamento do vídeo da temporada outono-inverno, produzido pela entidade.  Secretários municipais e dirigentes de turismo, empreendedores e autoridades regionais prestigiaram o a reunião.