Piso da enfermagem foi debatido em assembleia da Amvat

Piso da enfermagem foi debatido em assembleia da Amvat

Encontro também contou com participação de representantes da Amturvales e do Sincovat e Aescon

Prefeito de Cruzeiro do Sul (em pé), João Henrique Dullius, recebeu os colegas na Casa do Morro
Prefeito de Cruzeiro do Sul (em pé), João Henrique Dullius, recebeu os colegas na Casa do Morro

O Piso Nacional da Enfermagem foi um dos assuntos debatidos pelos prefeitos na assembleia da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), realizada quinta-feira (18.08), em Cruzeiro do Sul. A preocupação dos gestores é com o impacto não somente nas prefeituras, mas nas instituições de saúde, o que pode gerar redução de serviços e demissões. A situação será levada à Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), entidade que representa os 427 municípios gaúchos.   Segundo o presidente da Amvat, prefeito Sandro Herrmann, a Famurs pretende ingressar com uma ação para garantir recursos federais para que os municípios possam cumprir a legislação.

 

Na assembleia ocorreram também participações da Amturvales e Sincovat. O vice-presidente da Amturvales, Charles Rossner, convidou os prefeitos para o 2º Seminário Estadual de Turismo no Vale do Taquari, a ser realizado no dia 26 de agosto, em Vespasiano Corrêa. Conforme ele, haverá palestras focadas na gestão pública – destinada a prefeitos, secretários e assessores jurídicos – com temas como as Parcerias Público-Privadas (PPPs) e apresentação do caso de Blumenau (SC), por exemplo. “Para os gestores será, com certeza, um evento de muito conhecimento. A Amturvales é parceira da Amvat e dos municípios associados na busca do desenvolvimento”, frisou.

 

Já representantes do Sincovat e Aescon reforçaram convite para o 14º Seminário Sincovat, que ocorre no dia 22 de setembro, em Lajeado.  Estiveram presentes a presidente do Sincovat, Noeli Kuhn, vice-presidente e coordenadora do Seminário, Vanessa Collet; diretor financeiro Luciano Müller e Dani José Petry, presidente da Aescon. Eles informaram que o evento já conta com mais de 600 inscritos e, entre as palestras, haverá um painel “Vale do acolhimento: oportunidades e desafios”, com a participação do presidente da Amturvales, Landro Arenhart; do prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, e de Rodrigo Bellora, pesquisador e idealizador do conceito Cozinha de Natureza, como uma forma de recriar e repensar a gastronomia. 

 

A próxima assembleia geral da Amvat está agendada para o dia 8 de setembro, às 15h, na Acisam, em Arroio do Meio. Na ocasião será palestrante o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), conselheiro Alexandre Postal.