Prefeito de Colinas é o novo presidente da Amvat

Prefeito de Colinas é o novo presidente da Amvat

Eleição da diretoria para a gestão 2022 ocorreu na manhã desta terça-feira, em assembleia geral da entidade

Herrmann (esq.) assume a presidência em substituição a Paulo Kohlrausch
Herrmann (esq.) assume a presidência em substituição a Paulo Kohlrausch

O prefeito de Colinas, Sandro Herrmann (PP), é o novo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). A escolha da nova diretoria para a gestão 2022 ocorreu na manhã desta terça-feira (28.12), em assembleia geral da entidade. A chapa única encabeçada pelo progressista foi eleita por aclamação (confira a nominata no final da matéria). Agradecendo a indicação do seu partido e a todos os prefeitos que aceitaram fazer parte da diretoria, Herrmann afirmou que trabalhará para seguir o caminho que foi criado na Amvat. “Se crescemos na questão do protagonismo no nosso Vale, precisamos manter, e nada melhor que mantermos com união, com os nossos 38 municípios cada vez mais fortes”, afirmou o novo presidente.  De acordo com ele, cada município tem demandas diferentes, mas a Amvat, por meio de sua diretoria, vai estar à disposição para buscarem  juntos as soluções. “Temos situações macro e demandas próprias, e colocamos a estrutura criada na Amvat à disposição de cada um de vocês”, declarou Herrmann, dirigindo-se aos prefeitos.  

Antes da eleição da nova diretoria o presidente da gestão 2021, prefeito Paulo Kohlrausch, apresentou a retrospectiva do ano. Destacou a realização de 26 assembleias virtuais e presenciais ao longo deste ano, a modernização da entidade com a contratação de assessoria jurídica para dar suporte aos municípios e atendimento em tempo integral, e também o trabalho de aproximação com as esferas estadual e federal para buscar soluções para as demandas da região. “Nossa intenção foi estabelecer uma relação qualificada com os demais órgãos governamentais e instituições”, frisou.

 Citou, neste aspecto, a participação de secretários de Estado e presidentes de instituições, entre os quais o os secretários de Parcerias do RS, Leonardo Busatto; de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum; de Logística e Transportes, Juvir Costella; de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato; da Casa Civil, Artur Lemos, e de Turismo, Ronaldo Santini. Além destes, também participaram das reuniões da associação o secretário nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke; o consultor de Negócios da RGE, Umberto Ossig Santana; os presidentes das cooperativas Dália Alimentos, Gilberto Piccinini, e Languiru, Dirceu Bayer; e o atual presidente do Tribunal de Contas do Estado, Alexandre Postal. A Amvat também recebeu o ministro do Turismo, Gilson Machado; o procurador-geral de Justiça do RS, Marcelo Dornelles; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

A duplicação da BR-386; concessão de rodovias; programas em nível estadual visando o desenvolvimento econômico; abastecimento de energia; regionalização do saneamento básico, turismo no Vale do Taquari; Porto de Estrela; energia elétrica na região; crise no setor da avicultura; Negocia RS, segurança pública e reajuste salarial dos servidores foram temas discutidos nas assembleias realizadas neste ano. Ao deixar a presidência, Kohlrausch agradeceu o apoio recebido e afirmou ter a convicção de que não há dúvidas sobre a responsabilidade e protagonismo da Amvat, construído por todos. Por fim, citou ainda a aprovação do novo estatuto da entidade, readequação dos valores das contribuições dos municípios; criação de um novo site banco de dados e o ingresso de três municípios: Itapuca, Mato Leitão e Venâncio Aires.

 

DIRETORIA DA AMVAT – GESTÃO 2022

CARGO

PREFEITO – MUNICÍPIO

Presidente

Sandro Ranieri Herrmann (PP) – Colinas

1° Vice-Presidente

Elmar André Schneider (PTB) - Estrela

2° Vice-Presidente

Álvaro José Giacobbo (MDB) – Doutor Ricardo

1° Secretário

Edmilson Busatto (MDB) – Bom Retiro do Sul

2° Secretário

Jarbas Daniel da Rosa (PDT) – Venâncio Aires

1° Tesoureiro

Danilo José Bruxel (PP) – Arroio do Meio

2° Tesoureiro

Tiago Manoel Ferreira Michelon (PL) – Vespasiano Corrêa

TITULARES DO CONSELHO FISCAL

SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL

Celso Aloísio Forneck (PDT) - Teutônia

Francisco David Frighetto (PSL) – Anta Gorda

Fábio Alex Mertz (PP) – Marques de Souza

Jari Hunhoff (PSDB) - Capitão

Jonas Calvi (PTB) - Encantado

Paulo Gilberto Schmitt (PP) - Progresso