Prefeitos do Vale participam de mobilização em Brasília

Prefeitos do Vale participam de mobilização em Brasília

Marcha organizada pela Confederação Nacional dos Municípios busca recursos para reconstrução das cidades afetadas pela enchente

Uma representação de 13 prefeitos de municípios filiados à Amvat participa, nos dias 2 e 3 de julho, da Marcha a Brasília pela Reconstrução do Rio Grande do Sul, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A mobilização, que ocorre na sede da CNM, será dividida em dois momentos: o primeiro, na manhã do dia 2 de julho, das 9h30min às 12h, será com gestores do Rio Grande do Sul, para o avanço de medidas emergenciais e estruturantes que possibilitem o restabelecimento das localidades afetadas pelas enchentes no Estado. Já na parte da tarde, pautas nacionais serão debatidas com a presença de representantes de todo Brasil.

Estarão na Capital Federal os prefeitos de Bom Retiro do Sul e presidente da Amvat, Edmilson Busatto; de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch; de Sério,  Sidinei Moisés de Freitas; de Mato Leitão e presidente da Amvarp, Carlos Bohn;  Fazenda Vilanova, Amarildo da Silva; Pouso Novo, Moacir Severgnini;  Venâncio Aires, Jarbas da Rosa;  Boqueirão do Leão, Jocemar Barbon; Progresso, Paulo Schmitt; Estrela, Elmar Schneider;  Cruzeiro do Sul, João Henrique Dullius;  Arroio do Meio, Danilo Bruxel, e de Colinas, Sandro Herrmann.

Entre as pautas prioritárias para o Rio Grande do Sul estão auxílio financeiro a todos os municípios; recomposição do ICMS, que somaram perdas de R$ 170 milhões em maio, e antecipação dos repasses previstos na Lei Complementar 201/2023; pagamento das dívidas da União com os municípios; flexibilização de saldos em conta, entre outras.

No dia 3, o encontro começa às 9h30, e devem acontecer agendas com representantes do Executivo e do Legislativo. O presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, reforça a importância do momento que acontecerá antes do recesso parlamentar. “A nossa prioridade nesse momento é garantir que nossas pautas sejam aprovadas e que elas tenham efeitos ainda nesta gestão”, destaca o presidente ao lembrar que muitos prefeitos e prefeitas encerram os mandatos no final deste ano.