Presidente da Amvat pede a Lula apoio a empresas

Presidente da Amvat pede a Lula apoio a empresas

Pedido foi feito durante ato realizado em Lajeado, quando governo anunciou recursos para municípios atingidos pelas enchentes

Prefeito Jarbas da Rosa na solenidade que ocorreu em Lajeado, com presidente Lula e comitiva
Prefeito Jarbas da Rosa na solenidade que ocorreu em Lajeado, com presidente Lula e comitiva

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), prefeito Jarbas da Rosa, quer apoio do Governo Federal por meio de linhas de crédito, bem como a viabilidade de financiamentos públicos subsidiados às empresas atingidas pelas enchentes em 2023. O pleito foi apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na solenidade de anúncio de recursos para os municipios, realizada sexta-feira (15.03), em Lajeado. Representando os prefeitos da região, Rosa justificou "o enorme impacto financeiro sofrido (superior a marca de R$ 420 milhões)  e a necessidade da recuperação dos setores produtivos".
O presidente da Amvat também pediu apoio do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil, na execução de obras junto ao sistema G040  Bacia Hidrográfica do Rio Taquari – Antas, a qual possui uma população estimada de 1.383.442 habitantes e conta com 119 municípios, com a finalidade de mitigar os efeitos causados pelas cheias. 
No ato em Lajeado, com a presenca do vice-presidente Geraldo Alckmin e ministros, Lula anunciou R$ 334,6 milhões em investimentos para reconstrução e o reestabelecimento em 12 municípios. O restante será destinado para a construção de 857 unidades habitacionais em 13 cidades gaúchas afetadas pelas enchentes. Por meio do programa Minha Casa Minha Vida Calamidades, receberão moradias, no Vale do Taquari, as cidades de Arroio do Meio, Colinas, Estrela, Muçum, Roca Sales e Cruzeiro do Sul, e ainda Venâncio Aires.