Presidente do TCE/RS destaca inovações em palestra a prefeitos da Amvat

Presidente do TCE/RS destaca inovações em palestra a prefeitos da Amvat

Dificuldades no atendimento de média e alta complexidade em saúde também foram discutidas na assembleia 

Postal citou projetos para qualificação dos gestores
Postal citou projetos para qualificação dos gestores

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), Alexandre Postal, palestrou a prefeitos da região na assembleia da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) realizada na quinta-feira (08.09) à tarde, em Arroio do Meio, sob a coordenação do presidente Sandro Herrmann. Postal destacou inovações do Tribunal, entre as quais a criação do Centro de Orientação e Fiscalização de Políticas Públicas, com atuação colaborativa no sentido de qualificar o desempenho dos gestores e dos serviços prestados à população. “O TCE não é inimigo das prefeituras”, disse, acrescentando que a instituição quer preparar os gestores por meio da qualificação.

Outras iniciativas destacadas por ele são a criação do Centro Especializado para Auditoria das Obras Públicas, a fim de analisar a qualidade das obras rodoviárias, e o Plenário Virtual, que vem com o propósito de  facilitar o acesso aos gestores e agilizar os julgamentos das contas. Com 1.246 órgãos fiscalizados, o TCE autuou 11.086 processos em 2021, analisando 5.712 licitações, que representaram um montante de R$ 17 bilhões.

O presidente destacou ainda os benefícios das ações de controle externo, que somam, em média, R$ 808,9 milhões anuais, a partir de correções de irregularidades e impropriedades, incremento de economia e eficiência, redução do preço máximo de licitações e aperfeiçoamento de metodologias de custos. Frisou, por fim, que ainda há muitos problemas de insalubridade nas prefeituras, e que as situações, não somente nesta área, devem ser analisadas individualmente.

Saúde

O atendimento em saúde foi outro tema discutido na assembleia. Secretários da Saúde participaram da reunião com os prefeitos para relatar dificuldades no atendimento de casos de média e alta complexidade, a partir de Resolução da Comissão Intergestores Bipartite/RS,  que referenciou instituições da região para prestarem atendimentos em nove especialidades. Ocorre que os prestadores informaram não ser referência por não possuírem habilitação e financiamento, o que tem provocado dificuldades no encaminhamento de pacientes para atendimento em nove especialidades, como alergologia, dermatologia, cirurgia torácica, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia, infectologia, pneumologia e pediatria clínica e cirúrgica.

Os secretários solicitaram apoio dos prefeitos para buscar, junto ao Estado, uma solução para o problema. A partir disso, será formado um grupo de trabalho, com técnicos, secretários e prefeitos, para discutir a situação.


RELACIONADOS

Leia também

Pouso Novo completa hoje 36 anos de emancipação

por Amvat
Pouso Novo completa hoje 36 anos de emancipação
Compartilhe
Município, que integra a Amvat, foi emancipado em 29 de abril de 1988...
Leia mais

Prefeitos recebem orientações jurídicas sobre as eleições

por Amvat
Prefeitos recebem orientações jurídicas sobre as eleições
Compartilhe
Assembleia realizada em Pouso Novo abordou questões relativas às responsabilidades dos gestores municipais...
Leia mais

Amvat realiza assembleia geral em Pouso Novo nesta sexta-feira

por Amvat
Amvat realiza assembleia geral em Pouso Novo nesta sexta-feira
Compartilhe
Encontro tratará sobre as eleições deste ano, com orientações jurídicas aos prefeitos...
Leia mais