Presidente participa de reunião sobre situação do sistema integrado com chefe da Casa Civil

Presidente participa de reunião sobre situação do sistema integrado com chefe da Casa Civil

Objetivo do encontro foi discutir alternativas para evitar perdas de ICMS a aproximadamente 300 municípios gaúchos

Prefeitos e técnicos da Famurs foram recebidos pelo chefe da Casa Civil
Prefeitos e técnicos da Famurs foram recebidos pelo chefe da Casa Civil

O presidente da Amvat, prefeito Sandro Herrmann, participou, na manhã desta segunda-feira (05.12), de reunião de um  grupo de prefeitos e técnicos da Famurs com o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, para esclarecer demandas tributárias que envolvem municípios onde ocorre a produção de aves e suínos. O objetivo do encontro foi debater sobre o sistema integrado de criação de animais, tema que preocupa, hoje, aproximadamente 300 municípios gaúchos, que teriam perdas de ICMS pela forma de interpretação e aplicação, por parte da Secretaria da Fazenda do RS, do ajuste SINIEF 020/2019.

O encontro foi liderado pelo Superintendente de Assuntos Municipais da Famurs, Aicaro Ferrari, que representou o presidente da entidade, Paulinho Salerno, e contou com a participação de prefeitos do grupo de trabalho – do qual o presidente da Amvat faz parte -  e dos assessores técnicos da área de receitas da federação, Milton Mattana e Cinara Ritter.  O objetivo da Famurs é buscar a suspensão da aplicação dos débitos nas entradas em operações de empresas para os produtores. Um grupo técnico de trabalho vem acompanhando a pauta e obtendo avanços na pauta durante o ano. Ainda em 2022, a Famurs liderou uma negociação com a Secretaria Estadual da Fazenda que possibilitou a suspensão da aplicação dos débitos para os meses de outubro, novembro e dezembro de 2021

Conforme o Superintendente de Assuntos Municipais da Famurs, Aicaro Ferrari, a Federação vem atuando tecnicamente e politicamente. “Com a articulação da Famurs, está tramitando  PL 2829/22 de autoria do Deputado Federal Alceu Moreira, que propõem alterar o art. 3º da LC 63/90   que trata do cálculo do Valor Adicionado Fiscal – VAF. O Projeto de lei prevê a não dedução do valor das entradas cujo destinatário seja o produtor rural. Ou seja, estamos atuando politicamente e tecnicamente na defesa dos municípios, ressaltou o superintendente. Com a aprovação do projeto de lei federal, o sistema será mantido nos moldes atuais aplicados até o momento.

Durante a reunião, os prefeitos presentes ressaltaram os investimentos realizados pelos municípios para o desenvolvimento econômico não só da cadeia produtiva, mas também, impactando na produção e valorização dos grãos usados no trato animal, bem como na produção de máquina e geração de empregos nos frigoríficos para abate. O grupo técnico da Famurs ressaltou também o fator social e principalmente a manutenção do pequeno produtor no campo com qualidade de vida, pois a maioria destes produtores integrados, são de pequenas propriedades, abaixo de 15 hectares e que se não fosse o sistema integrado, não teriam como sobreviver no meio rural. A Famurs alertou ainda para o compromisso do estado em tentar manter a pequena propriedade e ter um olhar especial para o desenvolvimento regional, proporcionando qualidade de vida para quem produz alimentos.

O objetivo dos prefeitos é sensibilizar as secretarias de Agricultura e Fazenda do estado para buscar estratégias que mantenham a distribuição dos recursos de ICMS para que os municípios possam continuar com seus programas de incentivo a cadeia produtiva de integrados. A ideia do fomento e incentivo aos pequenos produtores tem sido trabalhada por um grupo técnico da Famurs. Os prefeitos se mobilizam, agora, para a aprovação do PL 2829/22 de autoria do Deputado Federal Alceu Moreira, que propõem alterar o art. 3º LC 63/90   que trata do cálculo do Valor Adicionado Fiscal – VAF. O Projeto de lei prevê a não dedução do valor das entradas cujo destinatário seja o produtor rural.


RELACIONADOS

Leia também

Pouso Novo completa hoje 36 anos de emancipação

por Amvat
Pouso Novo completa hoje 36 anos de emancipação
Compartilhe
Município, que integra a Amvat, foi emancipado em 29 de abril de 1988...
Leia mais

Prefeitos recebem orientações jurídicas sobre as eleições

por Amvat
Prefeitos recebem orientações jurídicas sobre as eleições
Compartilhe
Assembleia realizada em Pouso Novo abordou questões relativas às responsabilidades dos gestores municipais...
Leia mais

Amvat realiza assembleia geral em Pouso Novo nesta sexta-feira

por Amvat
Amvat realiza assembleia geral em Pouso Novo nesta sexta-feira
Compartilhe
Encontro tratará sobre as eleições deste ano, com orientações jurídicas aos prefeitos...
Leia mais