Programa Sul Resiliente BRDE é apresentado em assembleia da Amvat

Programa Sul Resiliente BRDE é apresentado em assembleia da Amvat

Prefeitos se reuniram no município de Marques de Souza, que realiza a 8ª Exposição de Orquídeas e Feira do Artesanato

Gestores foram recebidos pelo prefeito de Marques de Souza, Fábio Mertz
Gestores foram recebidos pelo prefeito de Marques de Souza, Fábio Mertz

O Programa Sul Resiliente BRDE - Banco Mundial foi uma das pautas da assembleia geral da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), realizada na tarde de sexta-feira (25.08), no CTG Caminhos da Serra, em Marques de Souza. Sob a presidência do prefeito Elmar Schneider, o encontro reuniu grande número de prefeitos e vice-prefeitos, recepcionados pelo prefeito Fábio Mertz,  os quais também prestigiaram a abertura oficial da 8ª Exposição Regional de Orquídeas e Feira do Artesanato

O Programa Sul Resilente foi apresentado pelo gerente de Operações do BRDE/RS, André Gotler. Ele destacou que os investimentos visam promover a resiliência urbana e fortalecimento institucional de municípios selecionados, para promover a resiliência urbana, abrangendo a construção ou expansão de infraestrutura, como micro e macro                 drenagem urbana, dragagem, parques lineares, contenção de encostas entre outros; além do fortalecimento Institucional de municípios para projetar, implementar, executar e monitorar subprojetos, envolvendo assistência técnica, treinamentos, serviços e/ou a aquisição de equipamentos e softwares.

Segundo Gotler, estão disponíveis 90 milhões de dólares para os três estados do Sul, com o objetivo de mitigar eventos climáticos adversos. Abordou ainda os demais financiamentos disponíveis às prefeituras, condições para a contratação, valores e condições de pagamento, etapas de análise dos projetos – como as certidões necessárias para solicitação – e outros procedimentos.  Forneceu ainda informações gerais sobre a instituição, que neste ano de 2023 já contratou mais de R$ 108 milhões com os municípios.

A assembleia contou ainda com a presença de vereadores e secretário municipais; do gerente do BRDE para as regiões do Vale do Taquari e Rio Pardo, Marlon Bentlin; e da delegada Regional de Polícia, Shana Hartz, e do sub-comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar de Lajeado, major Rogério Bueno Hoffmann Filho, que destacaram a importância de participar da assembleia, aproximando as instituições e municípios. Paralelamente ocorreu Encontro de Primeiras-Damas, que realizaram uma programação especial.

 


RELACIONADOS

Leia também

Copa do Mundo: prefeituras fazem turno único na segunda-feira

por Amvat
Copa do Mundo: prefeituras fazem turno único na segunda-feira
Compartilhe
Medida foi adotada em razão do jogo da Seleção Brasileira...
Leia mais

Falece Ricardo Brönstrup, ex-prefeito de Teutônia e ex-presidente da AMVAT

por Amvat
Falece Ricardo Brönstrup, ex-prefeito de Teutônia e ex-presidente da AMVAT
Compartilhe
Ele foi encontrado sem vida em sua propriedade, no interior do município ...
Leia mais

Amvat participa do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas

por Amvat
Amvat participa do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas
Compartilhe
Associação apresentou etapas da elaboração do Plano Regional de Adaptação Climática...
Leia mais