Reconstrução pauta encontro com secretário do Ministério das Cidades

Reconstrução pauta encontro com secretário do Ministério das Cidades

Prefeitos e representantes dos municípios do Vale estiveram reunidos com gestor na última sexta-feira

Secretário (ao microfone) ouviu as principais demandas dos municípios - crédito: Divulgação Amvat
Secretário (ao microfone) ouviu as principais demandas dos municípios - crédito: Divulgação Amvat

As obras de reconstrução nos municípios atingidos pelas cheias de 2023 e 2024 pautaram encontro de prefeitos com o secretário executivo do Ministério das Cidades na última sexta-feira (25.07), em Cruzeiro do Sul.  Hailton Madureira e o secretário da Reconstrução no Rio Grande do Sul, Maneco Hassen, apresentaram aos gestores as ações do governo federal na área habitacional e ouviram as demandas do Vale do Taquari. Entre elas, o aumento do valor disponibilizado para a construção de moradias rurais e atualização da renda dos que se candidatarem ao programa; agilização na liberação de recursos para a construção de pontes; desassoreamento do Rio Taquari; destinação de recursos para a limpeza das zonas de arrasto, onde as edificações foram destruídas, entre outras.

O vice-prefeito de Marques de Souza, Lairton Heineck, sugeriu a flexibilização do programa para a construção de moradias nas áreas rurais. Hoje, segundo ele, as famílias contempladas têm que contratar a mão-de-obra, o que tem atrasado as obras pela falta de profissionais. Também pediu flexibilização da renda e a possibilidade de que possam participar do programa mesmo que a moradia não tenha sido atingida pela enchente, mas construir em outro local da propriedade nas áreas em que há ameaça de desmoronamento. “Vamos melhorar o valor da casa rural. Em uma nova seleção o valor será maior e estamos discutindo também a atualização da renda, que hoje é de R$ 40 mil/ano”, informou Madureira.

O secretário Maneco Hassen adiantou que o governo deve lançar uma nova portaria para ampliar a construção de novas moradias. Segundo ele, em algumas cidades o programa Compra Assistida está se esgotando porque não há mais imóveis no mercado. Citou como exemplo Taquari, onde há disponibilidade para 180 contratos, mas não deve ultrapassar os 30. “Temos que construir 150 casas”, disse. Já onde o Compra Assistida não foi suficiente, está sendo publicada portaria para possibilitar a construção de novas unidades. Além destas, foi citada a dificuldade na aprovação de projetos de novas pontes junto à Defesa Civil, principalmente nos pequenos municípios.

A prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, solicitou apoio para a execução de projeto para recolhimento de entulhos nas chamadas zonas de arrasto. “Estamos à disposição para isso”, afirmou a prefeita. A liberação da linha férrea entre Estrela e Colinas, que não está sendo utilizada; desassoreamento do Rio Taquari, manutenção do Aluguel Social e inclusão dos terrenos nos projetos habitacionais foram outros assuntos discutidos. A reunião, organizada pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e dirigida pelo presidente da entidade, prefeito Sidinei Moisés de Freitas, contou também com a presença do presidente da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat), prefeito Mateus Trojan, que apresentou pleitos da organização; do senador Luis Carlos Heinze e do secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcelo Caumo.


RELACIONADOS

Leia também

Estimativa populacional dos municípios da Amvat

por Amvat
Estimativa populacional dos municípios da Amvat
Compartilhe
Pesquisa foi publicada no dia 28 no Diário Oficial da União pelo IBGE...
Leia mais

Secretaria da Fazenda publica índices provisórios de ICMS

por Amvat
Secretaria da Fazenda publica índices provisórios de ICMS
Compartilhe
Dos 26 municípios da Amvat, 12 tiveram crescimento em comparação ao índice deste ano...
Leia mais

Eventos em setembro têm apoio institucional da Amvat

por Amvat
Eventos em setembro têm apoio institucional da Amvat
Compartilhe
Estão programadas  capacitação sobre a nova Lei de Licitações e palestra com...
Leia mais