Região encaminha pedidos para amenizar prejuízos com a estiagem

Região encaminha pedidos para amenizar prejuízos com a estiagem

Documento foi entregue à secretária estadual da Agricultura por representantes da Asamvat

Secretária da Agricultura recebeu pedido dos representantes da região
Secretária da Agricultura recebeu pedido dos representantes da região

A Associação dos Secretários da Agricultura dos Municípios do Vale do Taquari (Asamvat), vinculada à Amvat, encaminhou na quarta-feira (05.01), ao Governo do Estado, pedido para a adoção de medidas para auxiliar os municípios afetados pela estiagem. O secretário da Agricultura de Estrela e presidente da entidade, Douglas Sulzbach, e o coordenador do Setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Colinas, Marco Rohr, entregaram os pleitos à secretária estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti.

A liberação e priorização dos recursos do programa Avançar para ações de combate à estiagem (projetos de reservação de água para construção de microaçudes, perfuração de poços, implantação de redes de adução de poços e construção de cisternas); anistia do Programa Troca-Troca de milho aos produtores rurais; renegociação, junto ao Bacen, de dívidas oriundas do Pronaf, custeios pecuários e agrícolas e amparo aos produtores da região de forma geral foram os pleitos sugeridos pelos representantes da Asamvat.

Na região, pelo menos 19  municípios decretaram situação de emergência em razão da estiagem. São eles Estrela, Doutor Ricardo, Nova Bréscia, Boqueirão do Leão, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Vespasiano Corrêa, Putinga, Mato Leitão, Colinas, Sério, Arvorezinha, Anta Gorda, Capitão, Muçum, Imigrante, Pouso Novo, Relvado e Roca Sales.

Na próxima segunda-feira (10.01), às 9h, o presidente da Amvat, prefeito de Colinas Sandro Herrmann, participa de reunião na Famurs, em Porto Alegre, quando será tratado sobre os efeitos da estiagem.  Os prefeitos de todo o Estado poderão acompanhar o encontro de forma virtual.  Temas como zoneamento agrícola, dívidas da agricultura, liberação de recursos, linhas de créditos, licenciamento ambiental e detalhes do Avançar na Agricultura serão debatidos.

Participam da mobilização: prefeitos, Secretaria da Agricultura do RS, Ministério da Agricultura, Superintendência da Agricultura, Emater, Defesa Civil, Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, Fetag, Federasul, Farsul, Fecoagro, Consema/Famurs (representante dos secretários de Agricultura) e Associação de Produtores.


RELACIONADOS

Leia também

Região cobra da RGE melhorias no fornecimento de energia

por Amvat
Região cobra da RGE melhorias no fornecimento de energia
Compartilhe
Lideranças se reuniram na Procuradoria Geral de Justiça, em Porto Alegre, para solicitar providências...
Leia mais

Municípios recebem orientações sobre o Piso do Magistério

por Amvat
Municípios recebem orientações sobre o Piso do Magistério
Compartilhe
Assunto foi debatido em assembleia geral da Amvat na quarta-feira, em Encantado...
Leia mais