Região encaminhará pedido a ANTT para construção de nova ponte na BR-386

Região encaminhará pedido a ANTT para construção de nova ponte na BR-386

Lideranças participaram de reunião com a CCR Via Sul, que detalhou obras de recuperação da ponte

No encontro, CCR detalhou projeto de recuperação da ponte
No encontro, CCR detalhou projeto de recuperação da ponte

Autoridades do Vale do Taquari encaminharão um ofício à Agência Nacional de Transportes Terresres (ANTT), via CCR Viasul, solicitando a viabilidade da construção de uma nova ponte sobre o Rio Taquari, entre Lajeado e Estrela.

O assunto foi abordado em reunião realizada na manhã de quarta-feira (25), na sede da concessionária da BR-386, em Porto Alegre, com a presença dos prefeitos de Lajeado, Marcelo Caumo, Estrela, Elmar Schneider e Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, que também é presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cintia Agostini e do conselheiro consultivo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT) e representante na comissão tripartite CCR/ANTT, Ivandro Rosa.

Na ocasião a CCR apresentou o plano de recuperação da ponte do Rio Taquari, sentido capital-interior, que teve seu prazo de conclusão ampliado para 6 meses e não mais quatro meses, conforme anunciado não sábado (21). Conforme Caumo, existe a possibilidade de liberação do tráfego de veículos (ou parte dele) antes da conclusão dos serviços.

Na terça-feira a Prefeitura de Lajeado recebeu da empresa Serviços Técnicos de Engenharia (STE), de Porto Alegre, o orçamento para a contratação de um estudo de viabilidade técnica para a construção de uma nova ponte.

Segundo eles, a projeção é de cerca de R$ 750 mil para a apresentação de três possibilidades de locais. Com este valor, a prefeitura terá que realizar uma licitação para a contratação de serviço, que poderá ter outras empresas habilitadas. Segundo a estimativa da STE, uma nova ponte poderia custar cerca de R$ 100 milhões.

São três as possibilidades ventiladas para a realização dessa grande obra: o Governo Federal assumir os custos, ser aplicado o aumento da tarifa dos pedágios da BR-386, ou a prorrogação de tempo de contrato da CCR, que hoje está programado para terminar 2049. Caberá a ANTT a definição.

Conforme Caumo, é necessário que a nova ponte seja paralela às pontes hoje existentes na BR-386 e que fiquem na faixa de dmónio da rodovia para que a obras sejam feita pelo Governo Federal ou pela CCR. Isso não inviabiliza ouros projetos de pontes construídas entre Cruzeiro e Estrela e Arroio do Meio e Colinas, por exemplo.

 

 


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