RGE: Amvat vai solicitar abertura de inquérito civil

RGE: Amvat vai solicitar abertura de inquérito civil

Pedido foi aprovado em assembleia da entidade e será encaminhado ao Procurador Geral do Ministério Público 


 
Em reunião extraordinária virtual,na tarde desta segunda-feira, 22, a Associação de Municípios do Vale do Taquari (Amvat) deliberou pelo pedido de a estudante de um inquérito civil, que será protocolado junto ao Ministério Público Estadual, buscando investigação e acompanhamento do trabalho da RGE na região. O objetivo é receber informações sobre o plano de contingência da concessionária para o Vale do Taquari, troca de postes, cronograma de investimentos, entre outras ações. 
 O prefeito de Venâncio Aires e presidente da Amvat, Jarbas da Rosa, destacou que vários municípios já ajuizaram suas ações judiciais individuais, buscando o reestabelecimento da da energia e as reparações de danos aos consumidores em razão do temporal registrado no último dia 16. Porém, a Associação deve assumir uma ação coletiva. “É preciso avançar nas ações liminares e atuar também a médio e longo prazo. Estabelecer uma relação mais próxima e clara com a empresa”, destacou. 
O assessor jurídico da Associação, Rodolfo Agostini, destacou que a Amvat vai oficiar o procurador geral do Ministério Público Estadual solicitando a abertura do Inquérito Civil para resguardar o direito coletivo dos consumidores e dos municípios. 
Fechando uma semana do temporal ocorrido, os municípios não têm ao certo o número de clientes que seguem sem luz. Nesse sentido, os prefeitos reclamam da falta de informações da empresa.

 DEFESA CIVIL

Outra pauta do encontro foi a demora na homologação dos Decretos de Emergência do mês de novembro. O problema foi debatido no último encontro com a Famurs e levado ao conhecimento dos representantes municipais que confirmaram a dificuldade estadual.


RELACIONADOS

Leia também

Estimativa populacional dos municípios da Amvat

por Amvat
Estimativa populacional dos municípios da Amvat
Compartilhe
Pesquisa foi publicada no dia 28 no Diário Oficial da União pelo IBGE...
Leia mais

Secretaria da Fazenda publica índices provisórios de ICMS

por Amvat
Secretaria da Fazenda publica índices provisórios de ICMS
Compartilhe
Dos 26 municípios da Amvat, 12 tiveram crescimento em comparação ao índice deste ano...
Leia mais

Eventos em setembro têm apoio institucional da Amvat

por Amvat
Eventos em setembro têm apoio institucional da Amvat
Compartilhe
Estão programadas  capacitação sobre a nova Lei de Licitações e palestra com...
Leia mais