Taquari comemora 175 anos de fundação

Taquari comemora 175 anos de fundação

Passear pelas ruas da cidade “mãe do Vale do Taquari” é reviver a chegada dos povos açorianos

Taquari é o município mais antigo do Vale
Taquari é o município mais antigo do Vale

O mais antigo município da região, Taquari completa hoje - 4 de julho - 175 anos de emancipação. A cidade se constituiu com a chegada de casais açorianos, por volta de 1764. Também recebeu grandes influências oriundas dos negros africanos, de alemães e italianos, além de outros povos e culturas, porém em menor número. A existência histórica da cidade de Taquari vem de um desdobramento natural e de uma expansão dos primeiros núcleos de povoamento no Rio Grande do Sul. Inicialmente, a região era ocupada pela tribo indígena dos Patos, que compunham uma nação indígena poderosa, culturalmente pacífica e industriosa.

 

Taquari foi a primeira cidade gaúcha de povoamento planejado pelo governo português. O principal acesso ao município se dá pela  ERS-287, convergindo à ERS-436, também conhecida como Rodovia Aleixo Rocha da Silva. Localizada a 52,4 km de Lajeado e a 96 km de Porto Alegre, possui um imenso valor histórico e econômico no Rio Grande do Sul. 

 

Hoje com 25.198 habitantes (Censo IBGE/2022), o município está entre as maiores economias entre os 27 filiados à Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). O PIB de 2021 chegou a R$ 1,094 bilhão, ocupando a 6ª posição na região e a 101ª no RS. O orçamento de 2024 está estimado em R$ 130.080.685,56. Conforme levantamento do Ministério do Trabalho, em abril deste ano Taquari contava com 2.808 empresas registradas, das quais 1.196 no setor de serviços; 973 no comércio; 325 na indústria e 239 no ramo da construção civil. O atual prefeito é André Brito (PDT), que tem como vice Ramon Kern de Jesus Silva (PT).

 

Passear pelas ruas da cidade “mãe do Vale do Taquari” é reviver a chegada dos povos açorianos.  Em todos os seus anos de história, a cultura sempre marcou Taquari, que é conhecida por eventos como o Carnaval e o Natal Açoriano em Terra Gaúcha.  Destacam-se  ainda o Santuário de Assunção, o Museu Costa e Silva - local onde nasceu e cresceu o ex-presidente da República Marechal Arthur da Costa e Silva - o Jornal O Taquaryense e a Igreja Matriz São José. Principal cartão-postal de Taquari, a Lagoa Armênia é opção de lazer para os moradores e visitantes.

 


RELACIONADOS

Leia também

Estrela festeja hoje 149 anos de emancipação

por Amvat
Estrela festeja hoje 149 anos de emancipação
Compartilhe
A cidade, conhecida como a Princesa do Vale, é destaque na economia regional...
Leia mais

Comemorações do aniversário de Estrela têm atrações neste final de semana

por Amvat/AI Prefeitura de Estrela
Comemorações do aniversário de Estrela têm atrações neste final de semana
Compartilhe
Entre os eventos estão os Jogos Germânicos e o primeiro baile do Festival do Chucrute...
Leia mais

Municípios da AMVAT se destacam no Índice Firjan de Desenvolvimento

por Amvat
Municípios da AMVAT se destacam no Índice Firjan de Desenvolvimento
Compartilhe
Lajeado é o primeiro colocado no ranking estadual. Entre os 20 no RS, figuram Arroio do Meio e Estrela ...
Leia mais