Trem da Imigração reúne prefeitos do Vale do Taquari

Trem da Imigração reúne prefeitos do Vale do Taquari

Grupo formado por representantes dos municípios participou de passeio na sexta-feira, de Roca Sales a Colinas.

Representantes dos municípios do Vale na Estação Ferroviária de Colinas
Representantes dos municípios do Vale na Estação Ferroviária de Colinas

Uma comitiva formada por prefeitos, primeiras-damas, vice-prefeitos e secretários de 30 municípios do Vale do Taquari participou, na última sexta-feira (04.11), do passeio do Trem da Imigração, nova atração turística da região. A viagem do grupo, que reuniu cerca de 90 pessoas, foi organizada pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). Esta foi a primeira temporada do Trem da Imigração, num roteiro que percorreu a Ferrovia Tronco Principal Sul, entre os municípios de Colinas e Roca Sales.

O passeio de 17 quilômetros e 1 hora de duração, percorrido com uma locomotiva a diesel elétrica - modelo G-12 (General Purpouse), nesta primeira edição, buscou valorizar a cultura e a história regional.  Durante o fim de semana foram 10 passeios, que reuniram em torno de 2,4 mil passageiros. As viagens, que ocorreram em dois formatos - de Colinas a Roca Sales e de Roca Sales a Colinas - proporcionaram muita música, animação, cultura e contemplação das belezas naturais do Vale.

O Trem da Imigração recebeu turistas de várias regiões do Estado e até de fora. De acordo com a organização, 55% dos participantes eram oriundos do Vale do Taquari e 45% vieram de outras cidades do Rio Grande do Sul, entre elas, Agudo, Brochier, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Chapada, Porto Alegre e São Sebastião do Caí, e até de outros Estados, como Rio de Janeiro, Goiás e Santa Catarina. 

O presidente da Amvat, prefeito de Colinas Sandro Herrmann, destaca a importância de mais esta iniciativa, que fortalece o turismo no Vale e proporciona oportunidades aos empreendedores. “Queremos parabenizar os organizadores e todos os que se envolveram para proporcionar esta atração”, enfatiza.  O Trem da Imigração é um passeio de temporada e realizado somente em um período do ano. A iniciativa é da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e apoio e cooperação da Rumo Logística.