Vale do Taquari: RGE apresenta plano de investimentos em encontro mediado pelo MP

Vale do Taquari: RGE apresenta plano de investimentos em encontro mediado pelo MP

Reunião com lideranças do Vale ocorreu na manhã desta segunda-feira (21.02), na sede do Ministério Público, em Porto Alegre

Presidente da Amvat, Sandro Herrmann (dir.) representou municípios do Vale no encontro (crédito Brayan Martins)
Presidente da Amvat, Sandro Herrmann (dir.) representou municípios do Vale no encontro (crédito Brayan Martins)

Conforme acertado em reunião ocorrida no mês de janeiro, a Rio Grande Energia (RGE) apresentou, em novo encontro na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (21.02), um plano de investimentos para enfrentar os problemas no fornecimento de energia em municípios do Vale do Taquari. São previstos R$ 14,4 milhões neste ano, com melhorias de rede, substituição de postes, entre outros. O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), prefeito Sandro Herrmann, que participou do encontro, considerou positivo o plano para a região. Segundo ele, muitos municípios, que haviam encaminhado demandas à RGE, já estão sendo atendidos, e a concessionária está, segundo ele, antecipando o cronograma de trabalhos.

Seguindo o modelo adotado pelo MPRS na solução de conflitos em temas de significativo impacto social, a instituição atuou como mediadora, reunindo todas as partes envolvidas para encontros de diálogo e negociação. “A apresentação desse plano emergencial pela concessionária, no prazo estipulado, para aqueles que representam os atingidos pelos problemas é mais uma demonstração de que a opção pelo diálogo é a melhor forma para enfrentarmos conflitos assim. Basta que haja disposição das partes envolvidas”, disse o procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, que conduziu a reunião. No encontro desta segunda-feira ficou definido que um grupo de trabalho, com representantes de todos os presentes, acompanhará durante 60 dias a execução das medidas anunciadas pela concessionária.

Também estiveram presentes, representando o MPRS, o subprocurador-geral para Assuntos Institucionais, Júlio César de Melo, e o secretário-geral do MPRS e coordenador do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Mediar-MP), Ricardo Schinestsck.  Participaram da reunião o presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto; o vice-presidente da Agergs, Luiz Henrique Mangeou; o vice-presidente da RGE, Marco Antônio Vilela de Abreu; o presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Luciano Moresco; o assessor da presidência do TCE-RS, Sergio Seppi; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia/Westfália, Liane Brackmann; o presidente da Associação dos Secretários Municipais da Agricultura do Vale do Taquari (Asamvat), Douglas Sulzbach, entre outros.