Venâncio e Encantado entre os vencedores do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Venâncio e Encantado entre os vencedores do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Além destes, região teve Estrela, Lajeado e Santa Clara do Sul entre os 41 finalistas desta edição

Prefeitos Jarbas da Rosa e Jonas Calvi (6º e 7º da esq.p/dir.) recebem a premiação pelos projetos de seus municípios
Prefeitos Jarbas da Rosa e Jonas Calvi (6º e 7º da esq.p/dir.) recebem a premiação pelos projetos de seus municípios

Foram revelados nesta quarta-feira, 27 de março, em cerimônia em Porto Alegre, os vencedores do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 12ª edição. Com 107 projetos inscritos, os participantes passaram por avaliações técnicas de comissões formadas por especialistas de entidades representativas, universidades e instituições de pesquisa. Entre os vencedores nas dez categorias, dois são do Vale do Taquari. Venâncio Aires, com o projeto “Venâncio Empreendedor”, foi o destaque na categoria Cidade Empreendedora. Já Encantado, com o projeto “A transformação do turismo de Encantado através do Cristo Protetor”, venceu na categoria Turismo e Identidade Territorial.

O projeto de Encantado, representado na ocasião pelo prefeito Jonas Calvi, teve o objetivo de mobilizar a comunidade em prol da construção de uma estátua que representasse a fé do encantadense e que impactasse no desenvolvimento local, despertando na cidade e região um novo segmento econômico a ser explorado, o turismo. A construção da maior estátua de Cristo, sem recursos públicos, evidenciando o espírito colaborativo da comunidade e impactando economicamente a cidade, aumentando o fluxo de turistas, impulsionando o comércio local e despertando o espírito empreendedor de toda comunidade.

Venâncio Aires venceu com projeto que, por meio de um  conjunto de iniciativas, promove uma abordagem holística para impulsionar os pequenos negócios, modernizando a gestão, desburocratizando processos, estimulando o empreendedorismo e participação nas compras públicas para dinamização da economia, por meio do Programa Fortalece Venâncio. O avanço educacional, com a criação da Olimpíada de Robótica e ‘Qualifica Venâncio’, assegura uma mão de obra qualificada. A integração desses eixos forma uma estratégia unificada para o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. O prefeito Jarbas da Rosa é o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat).

Além destes dois municípios, a região se destacou também pelas iniciativas apresentadas por Estrela, Lajeado e Santa Clara do Sul, que figuraram entre os 41 finalistas nas dez categorias. O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é um reconhecimento Estadual e Nacional dos melhores projetos municipais de fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento regional a partir de políticas públicas voltadas às micro e pequenas empresas.


RELACIONADOS

Leia também

Senador Luis Carlos Heinze e AMVAT promovem reunião com prefeitos sobre ações emergenciais pós-enchentes

Senador Luis Carlos Heinze e AMVAT promovem reunião com prefeitos sobre ações emergenciais pós-enchentes
Compartilhe
Encontro será realizado na sexta-feira (4/7), em Lajeado, com foco na articulação de medidas junto aos...
Leia mais

Amvat quer nova reunião com governo para tratar da concessão do Bloco 2

por Amvat
Amvat quer nova reunião com governo para tratar da concessão do Bloco 2
Compartilhe
Decisão foi tomada pelos prefeitos em assembleia da entidade realizada em Lajeado...
Leia mais

Amvat realiza assembleia geral nesta quarta-feira

por Amvat
Amvat realiza assembleia geral nesta quarta-feira
Compartilhe
Prefeitos estarão reunidos no auditório do Hospital Bruno Born, em Lajeado ...
Leia mais