Capital Nacional do Canto Coral, Teutônia completa 42 anos

Capital Nacional do Canto Coral, Teutônia completa 42 anos

Emancipado em 1981, o município é a segunda maior economia do Vale do Taquari conforme o índice de retorno de ICMS

Relógio das Flores, junto ao Centro Administrativo, que é um dos símbolos do município
Relógio das Flores, junto ao Centro Administrativo, que é um dos símbolos do município

Capital Nacional do Canto Coral, Teutônia tem localização privilegiada e está próxima dos principais polos econômicos do Rio Grande do Sul. Emancipado de Estrela em 24 de maio de 1981, é hoje uma das uma das principais economias do Vale do Taquari, sendo referência em diversas áreas. A base da economia é a agropecuária. Na pecuária destaca-se a bovinocultura leiteira, a avicultura, a suinocultura e a criação de aves de postura. A principal cultura é o milho, seguindo-se de produtos de subsistência como feijão, aipim, batata e hortaliças. A produção de lenha (acácia e eucalipto) também merece destaque.

O setor industrial é liderado pela indústria alimentícia e pela indústria calçadista, seguidas pelos setores de esquadrias, moveleiro, metalúrgico e lapidação de pedras.  O comércio, da mesma forma, é forte e diversificado, com concentração principal nos três maiores bairros: Canabarro, Languiru e Teutônia. A atividade econômica proporciona um orçamento estimado em R$ 190,8 milhões.      

A população é de 32.776 habitantes (Prévia Censo IBGE 2022). Povo que mantém vivas as suas tradições, o município se destaca pelo excelente desempenho nas áreas artística, musical e cultural. O Projeto Teutônia Cultural, lançado em 2023, contempla 28 oficinas de diferentes áreas, tendo mais de mil vagas gratuitas para a comunidade. Em Teutônia existem mais de 40 sociedades organizadas de canto coral, além da música instrumental, representada pela Orquestra de Teutônia, Orquestra Henrique Uebel e o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia. Existem ainda os Coros Municipais, diversos grupos de danças folclóricas e teatro.

Desde o dia 22 de dezembro de 2017, Teutônia é oficialmente a Capital Nacional do Canto Coral. A Lei Federal nº 13.563, que dá ao município o título, foi sancionada pelo presidente Michel Temer no dia 21 de dezembro de 2017. O projeto para tornar Teutônia a Capital Nacional do Canto Coral tramitou no Congresso Nacional por cerca de sete anos. São mais de 1 mil coralistas que se dedicam à atividade. No turismo são vários os pontos de visitação, entre eles a Lagoa da Harmonia, o Engenho Quatro Ventos e o Centro Administrativo. A atual gestão tem à frente o prefeito Celso Aloísio Forneck (PDT) e a vice-prefeita Aline Kohl (PL).