Marcha a Brasília começa com pautas pela reconstrução do RS

Marcha a Brasília começa com pautas pela reconstrução do RS

Mobilização visa promover o avanço das medidas emergenciais e estruturantes para o reestabelecimento das localidades afetadas pelas enchentes

Representação de prefeitos da Amvat participa da mobilização nacional
Representação de prefeitos da Amvat participa da mobilização nacional

Começou hoje a Marcha a Brasília pela Reconstrução dos Municípios do RS, na sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), promotora do encontro.  Mais de 400 de gestores municipais gaúchos estão na Capital Federal, entre os quais 13 da Amvat, liderados pelo presidente Edmilson Busatto.  A mobilização visa promover o avanço das medidas emergenciais e estruturantes para o reestabelecimento das localidades afetadas pelas enchentes no RS.  Entre as pautas estão a  recomposição do ICMS e do ISS, e um FPM extra aos 402 municípios que ainda não receberam esse valor, que ajudará na recuperação das estradas e das cidades.

Durante os dois dias de Marcha, os gestores irão discutir com deputados e senadores sobre recursos extras aos municípios gaúchos. Entre outras demandas, está o auxílio financeiro para todos os municípios e não apenas aos em calamidade; a garantia da recomposição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); e a flexibilização para uso de saldos disponíveis nos cofres municipais.

A programação de hoje (02.07) prevê, às 14h, Mobilização Nacional Permanente – na sede da CNM e audiência sobre reforma tributária na Câmara dos Deputados. Amanhã (03.07) a mobilização segue com audiência com ministro de Portos e Aeroportos, na sede da CNM, às 9h; das 10h às 12h haverá reunião do Conselho da Federação, também na sede da entidade e às 14h está agendada audiência com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, no ministério.